Pesquisar
Close this search box.

Construção de complexo de saúde e lazer dará nova cara as “ruínas” do antigo terminal Vila Angélica

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

A Prefeitura de Araucária anunciou esta semana que a comunidade do Vila Angélica e Barigui irá ganhar um novo complexo de saúde e lazer. E se tudo ocorrer dentro do planejado, as obras iniciam ainda no primeiro semestre de 2022. Trata-se de uma completa requalificação de dois espaços públicos já existentes à margem da Avenida das Araucárias, mas que não atendem mais as necessidades dos moradores.

O novo complexo de saúde e lazer irá harmonizar num único espaço o Centro de Saúde Nossa Senhora de Fátima, tradicionalmente conhecido como UBS Vila Angélica, e a pracinha que fica em seus fundos, integrando-os ao que sobrou do antigo terminal de ônibus, melhorando a paisagem urbana da região.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Planejamento (SMPL), que está desenvolvendo o projeto, a ideia é que os trabalhos de engenharia e arquitetura estejam prontos nas próximas semanas, de modo que a licitação tenha seu edital publicado até o final do mês de fevereiro de 2.022. As planilhas orçamentárias da obra estão sendo levantadas, mas o investimento no complexo deve ficar na casa dos R$ 5 milhões.

Muito mais espaço

Embora vá reaproveitar parte da estrutura onde hoje funciona a UBS Vila Angélica, o projeto desenvolvido pela SMPL mais do que dobra a área construída da unidade de saúde, que passará dos atuais 313m² para 835m². Serão quatro blocos, com espaços mais amplos e organizados tanto para os usuários como servidores que prestam serviço no local.

Conforme detalhamento dos técnicos da Secretaria de Planejamento, o atual bloco do Centro de Saúde será totalmente revitalizado, de modo a garantir a completa acessibilidade àquela comunidade, seja por meio da ampliação da largura dos corredores, construção de rampas, entre outros. O projeto prevê que no espaço já existente funcionem uma sala de reunião, sala de atendimento odontológico e a sala de vacinação

Um dos novos blocos a ser edificado compreenderá a recepção central, farmácia e sala de marcação de consultas. A entrada geral do público será por meio dessa ala, com a porta principal voltada para a Avenida das Araucárias.

Já no terceiro bloco estará a ala de consultórios médicos, como de ginecologia, pediatria, clínica geral, psicologia, fonoaudiologia, entre outros, além da sala de triagem. Outra novidade é a construção de um espaço exclusivo para que os agentes comunitários de saúde organizem suas atividades.

Um quarto bloco, pensado exclusivamente para os funcionários da UBS, contará com vestiário e refeitório. Os profissionais terão ainda um estacionamento exclusivo, com a entrada pela rua Monsenhor José Nock.

Integração

Pensando em fazer do complexo de saúde também espaço de lazer e convivência, o projeto desenvolvido pela SMPL “adota” a pracinha que sempre esteve colada à UBS. Mas faz isso sem tirar a privacidade necessária a qualquer unidade de saúde. Assim, a área da unidade é delimitada e exclusiva, com barreira vegetal para isolamento visual e acústico dos consultórios, mas harmonizada com a quadra de basquete 3×3, academia ao ar livre e parquinho infantil. O local ainda contará áreas de paisagismo para contemplação e leitura, além de estacionamento.

Construção de complexo de saúde e lazer dará nova cara as “ruínas” do antigo terminal Vila Angélica
Construção de complexo de saúde e lazer dará nova cara as “ruínas” do antigo terminal Vila Angélica

Texto: Waldiclei Barboza / Imagens: ilustrações projeto/PMA