Entre os dias 04 e 06 deste mês, o Coral Municipal de Araucária (CMA) marcou presença em um dos maiores festivais de corais do sul do Brasil, o Festival de Corais de Joinville. Sendo esta a quinta edição, o evento contou com a participação de mais de 1.500 coralistas, que se dividiram em outros 42 corais de 21 cidades.

Quatro músicas foram selecionadas com muito carinho e cuidado, sendo elas ‘Ai que saudade do cê’, ‘À primeira vista’, ‘Pelo Verde que Me Resta’ e ‘Berimbau’. O grupo teve como regente a maestrina Cris Beckhauser, que relatou que o repertório foi escolhido pelo equilíbrio de emoção, técnica e representatividade.

“Cada coralista pode ter um motivo diferente para participar — e todos são válidos. No coletivo, esses motivos se somam e fortalecem não só os participantes, mas também o público que assiste. Cantar em grupo é um ato de conexão e transformação, tanto individual quanto social. Além disso, por ser um coral público, torna a experiência acessível a pessoas de diferentes realidades”, afirma Júni Bochne, uma das integrantes do coral, que ingressou no grupo em 2016, buscando prática de leitura de partitura e aprimoramento vocal.

O Coral Municipal de Araucária (CMA) é vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT). Para quem quiser ingressar no grupo, todos os anos no início do calendário cultural, são abertas as inscrições. A inscrição e participação são gratuitas e não é necessário possuir experiência para participar.

Edição n.º 1475. Victória Malinowski.