Crianças do Industrial dizem “Tchau, chupeta”

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Cinco profissionais de Odontologia da Unidade Básica de Saúde do Jardim Industrial decidiram utilizar o teatro, música e histórias para falar sobre saúde bucal com crianças de 3 e 4 anos. O projeto “Tchau, chupeta” atuou este ano no CMEI Jd. Plínio e teve como objetivo despertar na criança a autonomia para deixar a chupeta, item que prejudica a fala, a respiração e a dentição.

Para isso, o projeto foi realizado em quatro etapas. Nas duas primeiras, os profissionais conversaram com a direção e pais a respeito dos objetivos e como eles poderiam se envolver no processo. Já no terceiro encontro, uma simpática fada e outros personagens visitaram as crianças e falaram sobre os males que a chupeta causa. Ainda neste encontro, os pequenos aprenderam, na prática, a maneira correta de escovar os dentes.

No quarto e último encontro, após mais uma apresentação do grupo, as crianças foram conversar com a fada e, de forma espontânea, tomaram a decisão de entregar a chupeta. “Nós ajudamos a criança a tomar sua primeira decisão, mas é importante deixar claro que nenhuma criança é forçada a isso”, explicou a técnica em saúde bucal Janicielli Prestes que, junto com a equipe, pretende levar a ação a outros CMEIs da área de abrangência da Unidade Básica de Saúde do Industrial.

Inspiração

O projeto desenvolvido pela equipe de odontologia é inspirado em uma ação desenvolvida na região nordeste do país. Assim, o grupo planejou como desenvolveria a ação em Araucária, comprou perucas, costurou as roupas e também as varinhas de condão que foram entregues às quase 100 crianças atendidas.

Texto: Raquel Derevecki

Compartilhar
PUBLICIDADE