Dia Mundial do Turismo é celebrado em Guarapuava com grandes conquistas

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Desde 1980, em 27 de setembro celebra-se, em todo o mundo, o Dia Mundial do Turismo. A data foi estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), em comemoração ao aniversário de uma década do Estatuto da Organização Mundial do Turismo, e tem como principal objetivo, ressaltar a importância econômica, social e cultural dessa atividade.
O dia 27 de setembro foi escolhido por representar a data de adoção do Estatuto da Organização Mundial do Turismo, que se deu dez anos antes, em 27 de setembro de 1970.
A decisão foi tomada no âmbito da terceira reunião da Assembleia Geral da OMT, que ocorreu na cidade de Torremolinos, na Espanha, no ano de 1979. De acordo com a própria organização, além dessa data marcar o aniversário do principal documento balizador das atividades da OMT, ela é significativa por indicar o fim da alta temporada de turismo no Hemisfério Norte e o início da alta temporada no Hemisfério Sul.
A data tem uma importância significativa para toda a sociedade, pois pretende ressaltar a importância do Turismo nos diferentes aspectos sociais, culturais e econômicos. Mais recentemente, discute-se também o papel das atividades turísticas na promoção do desenvolvimento sustentável. Dessa forma, todos os anos, a OMT leva atenção a um tema específico, com o intuito de explorar as diversas facetas do turismo e a sua relevância no mundo atual.
IMPORTÂNCIA DO TURISMO
O Turismo é considerado uma atividade alocada no setor terciário da economia. Estudos recentes mostram como essa prática tem ganhado cada vez mais espaço nas economias locais, uma vez que envolve tanto os estabelecimentos e serviços diretamente associados ao ramo, como de hotelaria e transporte, quanto outras cadeias produtivas e de serviços locais, a exemplo de restaurantes e lojas. Sendo assim, o Turismo é muito importante para a geração de receita para uma determinada localidade, movimentando diversos setores e atividades da economia, além de contribuir com a geração de empregos.
A importância do Turismo reside também na conservação de espaços e monumentos históricos e na criação de infraestrutura física e realização de melhorias naquelas já existentes, como ruas, parques, avenidas, praças e canteiros. Isso fomenta a recepção de viajantes e pode beneficiar, por extensão, à população que vive em áreas ou cidades turísticas.
Do ponto de vista do indivíduo, a prática do turismo permite o conhecimento de novos lugares, o contato com culturas diferentes e a imersão em contextos sociais diferentes daqueles com os quais se estão habituados, contribuindo, em muitos aspectos, para a formação e desenvolvimento pessoal.

TURISMO EM GUARAPUAVA
Nos últimos anos, o município de Guarapuava tem se destacado no cenário nacional como um dos melhores locais para se fazer Turismo, sobretudo, o Turismo rural e de aventura.
Com mais de 180 mil habitantes, Guarapuava está no centro do Paraná, onde o frio se abriga em meio ao calor humano do povo hospitaleiro
É uma cidade de importância nacional, pois faz parte do entroncamento rodoferroviário, denominado corredor do Mercosul, entre a Capital, Curitiba, e Foz do Iguaçu.
O município é o maior produtor Brasileiro de malte e da cevada e, por isso, recebeu o título de Capital Paranaense do Malte e da Cevada. Neste quesito, o distrito de Entre Rios se destaca com suas belezas, história e cultura.
Guarapuava é a cidade dos canteiros de flores, do parque do lago, das cerejeiras que aquecem e enfeitam o inverno, do Salto São Francisco que com sua grandeza encanta a todos, dos mais variados parques e da rede hoteleira que hoje dispõe de aproximadamente 3000 leitos.
Com um pôr do sol dos mais lindos e encantadores, uma paisagem de encher os olhos, é impossível não se apaixonar com tanta beleza.

Compartilhar
PUBLICIDADE