As crianças do CMEI Profª Rosene Rodrigues da Silva se divertiram pra valer com as apresentações da peça teatral “Sorrir e Pensar”, da Cia Giklaus, de Matinhos, que ocorreram no dia 14/12, nos períodos da manhã e da tarde. Composta pelos artistas Giselle Xavier e Klaus Faryj, a companhia utiliza em seu espetáculo elementos circenses como acrobacias e malabares, os quais prendem a atenção do público, independente de sua faixa etária.
Divertida e emocionante, a peça leva a plateia a refletir sobre a amizade, o trabalho e o sentimento de fraternidade. Misturando poesia, acrobacias e humor, Sorrir e Pensar conta a divertida e emocionante história do palhaço Tingão, um ex- artista de circo inconformado por ter sofrido uma injustiça. No decorrer de sua narrativa, Tingão recebe visitas especiais dispostas a ajudar, o que faz com que ele se esforce pra dominar sua tristeza, contudo, as mudanças de humor são inevitáveis.
“As crianças tiveram a oportunidade de apreciar uma história emocionante, que trata das superações dos sentimentos humanos, como a transformação da tristeza em alegria, do cair e levantar, e do papel fundamental da amizade para sermos resilientes, através de uma belíssima história verídica contada através da narrativa poética, com direito a chuva de corações sob as crianças. Seguindo a organização curricular de Araucária, a peça trabalha saberes e conhecimento importantes para as aprendizagens das crianças como a linguagem musical, dramática, corporal, a relação entre imagem, personagem e narrativa, prosa e gêneros textuais, textos poéticos e rimas”, explica a pedagoga Tamara Bucciarelli.
Já a diretora Lucilene Siqueira de França diz que a obra veio como um presente de Natal para as crianças. “Contamos com a contribuição das famílias e da família da Professora Rosene, para juntos trazermos para a unidade a arte teatral poética de forma simples, dando sentido e significado nas aprendizagens adquiridas pelas crianças ao longo do ano de 2022”.