Os presos foram levados para Piraquara, mas não se sabe se a transferência foi provisória
Cinqüenta presos da Delegacia de Polícia de Araucária foram transferidos na semana passada para a Casa de Custódia de Piraquara. Trinta deles foram levados na quarta-feira, dia 8, logo após os carcereiros terem encontrado um buraco seguido de um túnel em uma das celas, e 20 foram transferidos por ordem judicial na quinta-feira, dia 9.
Diante da iminente tentativa de fuga e prevendo que a evasão poderia ter sido grande, a Justiça também interditou, por tempo indeterminado, parte da carceragem do local por não oferecer condições necessárias de abrigar os detentos e também por colocar em risco a segurança da população.
Segundo o Departamento Penitenciário (Depen), responsável pela carceragem da Delegacia de Polícia de Araucária, dos 50 detentos, quatro já foram condenados e os demais estão com processos criminais em andamento.
A DP reiterou que a carceragem sempre enfrentou problemas com a superlotação e, por isso, o pedido de transferência dos presos para a Justiça foi de que os mesmos não retornassem à origem. Após a transferência, a DP está abrigando 25 presos, mas a capacidade é para 16.