Pesquisar
Close this search box.

Mais 12 alunos vão se formar no curso de panificação gratuito ofertado pelo Município

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Nesta quinta-feira (05/10), 12 alunos irão se formar em um curso de panificação ofertado gratuitamente pela Prefeitura de Araucária.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio do Centro de Referência em Capacitação, a formatura acontece às 14h, no Centro de Referência e Capacitação da SMAS, no bairro Tindiquera.

A Panificadora Escola é o equipamento de segurança alimentar e nutricional mais antigo de Araucária, foi fundada em maio de 1995. Ao longo desses 28 anos, o equipamento teve outros nomes como Panificadora Semente da Vida e Panificadora da Família e também ofertou cursos em diversos formatos, com duração de 1 ano, 6 meses e dias alternados da semana. Atualmente o curso ofertado é o de Auxiliar de Panificação e Confeitaria e tem duração total de 100 horas, sendo 4h/dia, de segunda a quinta-feira, totalizando 25 dias úteis (aproximadamente 1 mês e meio).

Os alunos atendidos são jovens e adultos em vulnerabilidade social, encaminhados pela rede socioassistencial do município, promovendo assim a intersetorialidade da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), por meio da articulação entre SUAS e SISAN. O curso compreende ações para o desenvolvimento de competências e habilidades específicas, empreendedorismo, e também produção segura e sustentável de alimentos, através de boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos. Também trabalha temas transversais sobre promoção da alimentação adequada e saudável, Direito Humano a Alimentação e Nutrição Adequadas, focando na promoção de hábitos alimentares saudáveis e garantia de direitos, proporcionando assim a possibilidade de inserção no mercado de trabalho e garantia de fonte de renda.

Mais 12 alunos vão se formar no curso de panificação gratuito ofertado pelo Município
Mais 12 alunos vão se formar no curso de panificação gratuito ofertado pelo Município 1

A Panificadora Escola está subordinada à Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Assistência Social, que conta hoje com três nutricionistas, além de um instrutor de confeitaria e panificação (cargo em comissão) e dois estagiários de Nutrição.

Em dezembro de 2022 foi firmado um Termo de Convênio, após aprovação de Projeto Técnico para Apoio a Revitalização da Panificadora Escola, entre o município e a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), com repasse de verba para aquisição de equipamentos e materiais de consumo, como forno, refrigerador 2 e 4 portas, carro para resfriamento de pão de forma, carro gaiola, masseira, câmara de fermentação, estufa e estantes.

O trabalho realizado é um conjunto de ações entre gestores, funcionários, alunos e professor, garantindo o aproveitamento integral e o combate ao desperdício de alimentos. As parcerias são realizadas entre os Nutricionistas, Assistência Social e Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), sendo que o excedente de produção é encaminhado para o atendimento dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e unidades da Proteção Social Especial (PSE) da rede Socioassistencial, sendo ofertados aproximadamente mil lanches por dia.

Edição n.º 1383