Pesquisar
Close this search box.

Marista Lab: Saiba quais os benefícios do trabalho em grupo para as crianças

Imagem de destaque - Marista Lab: Saiba quais os benefícios do trabalho em grupo para as crianças
Foto: Divulgação
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Saber trabalhar em equipe é uma habilidade importante no ambiente escolar, já que ensina sobre empatia e aumenta a capacidade de aprendizado. As crianças, naturalmente, gostam de estar na companhia dos amigos e participar de atividades em grupo. No entanto, para que elas desenvolvam essa competência de forma adequada, precisam de incentivos corretos.

A coordenadora do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Marista Sagrado Coração de Jesus, Rosangela Dambroski dos Santos, lembra que as crianças gostam de colaborar e participar de ações coletivas.

“As crianças têm facilidade para trabalhar em grupo e é preciso que isso seja estimulado. Pais e educadores cumprem o papel essencial no sentido de incentivar atividades em equipe e, com isso, ajudar a desenvolver diversas habilidades importantes para o desenvolvimento”, ressalta.

Outro fator importante é que os trabalhos em grupo não sejam esporádicos, mas que a convivência faça parte do cotidiano. Assim, ressalta a coordenadora, se cria o hábito da parceria

Confira algumas formas de ensinar as crianças a trabalhar em grupo:

1. Incentivar a participação em atividades colaborativas

Colocar os filhos em uma atividade extracurricular que envolva a colaboração com um grupo é uma ótima maneira de ensinar o valor do trabalho em equipe. Alguns exemplos incluem esportes de equipe, escoteiros, clube de xadrez, trabalhos voluntários ou aulas de dança.

2. Valorize a socialização

Existem vários jogos e atividades que incentivam o trabalho em equipe sem que as crianças percebam essa intenção. Algumas ideias são brincadeiras como caça ao tesouro, jogos como “Quem sou eu?” e atividades ao ar livre, como amarelinha e pular corda.

3. Ensine as crianças a elogiar os outros

Ensinar as crianças a perceber as necessidades dos outros ajuda no trabalho em equipe. Por isso, incentive seus filhos a torcer por seus colegas em eventos esportivos e elogiar os amigos por alguma conquista.

4. Trabalhe em equipe em casa

Muitos aprendizados acontecem em casa, então a família precisa valorizar o trabalho em equipe. Neste sentido, ensine e demonstre às crianças sobre cooperação, peça-lhes que ajudem seus irmãos ou avós e elogie os momentos em que se esforçam para cooperar uns com os outros.