Missa de Ação de Graças celebrará os 104 anos da Recuperação da Independência da República da Polônia

Missa de Ação de Graças celebrará os 104 anos da Recuperação da Independência da República da Polônia
Missa de Ação de Graças celebrará os 104 anos da Recuperação da Independência da República da Polônia
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

O Núcleo da Braspol Araucária convida a população araucariense para participar de uma Missa de Ação de Graças pelos 104 anos da Recuperação da Independência da República da Polônia (1918-2022). A missa será no domingo (20/11), às 10h, no Santuário Nossa Senhora dos Remédios, no Centro. O celebrante será o Padre André Marmielicz e haverá participação dos corais Dzien Polski e Vozes da Paz, com regência do maestro Eduardo Gaioski.

Além da Missa de Ação de Graças, a Representação Central da Comunidade Brasileiro Polonesa do Brasil – Núcleo Araucária, realiza, até o dia 30/11, uma exposição das bandeiras da Polônia, do Brasil, do Paraná e de Araucária, no saguão da Prefeitura Municipal de Araucária, para relembrar a data.

O que diz a história

O Dia da Independência da República da Polônia é comemorado em 11 de novembro. De acordo com a história, após 123 anos de ocupação, a Polônia recuperou sua independência em 1918, trazendo um clima de euforia nas ruas das cidades polonesas. Neste dia, a Alemanha assinou uma trégua e o Conselho de Regência da Polônia entregou a Jozef Pilsudski o poder civil e militar.

A recuperação da independência foi possível graças à persistência e sacrifícios da parte ativa da população polonesa, que durante os tempos de ocupação transmitiu às novas gerações de poloneses o amor e a conservação da língua e cultura polonesa nacional. O mês de novembro de 1918 marcou o início da reconstrução da Polônia independente, da luta pelas suas fronteiras e pelo reconhecimento internacional.

O fim da primeira guerra mundial não significou ainda a paz para os poloneses: os conflitos com os países vizinhos e a guerra com a Rússia Bolschevica nos anos 1919-1920 exigiram muitos sacrifícios em prol da pátria recém-recuperada. Apesar das dificuldades externas causadas por mais de 120 anos de ocupação estrangeira, os poloneses construíram com êxito um novo e moderno país. Infelizmente, a explosão da segunda guerra mundial em 1939 anulou, por quase meio século, o sonho da liberdade.

O Dia da Independência é comemorado desde 1920, e foi reconhecido como Data Nacional em 1937. Proibida durante a ocupação nazista e nos tempos do regime comunista, voltou a ser celebrada no ano de 1989.  

Compartilhar
PUBLICIDADE