Treze moradores de Araucária disputam neste domingo, 1º de outubro uma das cinco vagas para integrar o 2º Conselho Tutelar de Araucária. O horário de votação será das 8h às 17h na Escola Municipal Ibraim Antonio Mansur, no bairro Fazenda Velha.
Embora o voto na eleição para conselheiro seja facultativo, é de extrema importância que todas aquelas pessoas que acreditam que nossas crianças e adolescentes são realmente o futuro do país participem do processo de escolha dessas cinco pessoas que terão a missão de zelar pelos direitos dessas “pessoinhas”.
Podem participar do processo de escolha dos novos conselheiros todas aquelas pessoas que têm título de eleitor emitido pelo Cartório Eleitoral de Araucária. No dia da votação, basta que a pessoa leve o título e um documento com foto.
No local de votação, os eleitores receberão uma cédula com os nomes e números dos treze candidatos, sendo que poderão assinar apenas um. Os cinco mais votados serão os eleitos. O quê, você não sabe onde fica a Escola Ibraim? Anote aí? Ela fica na Avenida Nossa Senhora dos Remédios nº 1.360, bem ao lado do CSU.
Candidatos
A Prefeitura de Araucária elaborou um pequeno currículo dos candidatos a conselheiro. Confira abaixo.
01 – Cacilda Aparecida Nalim da Silva – “Cacilda”: Professora de Educação Física e professora há mais de 10 anos na Educação Especial. Mora há 36 anos em Araucária. Casada e mãe de 2 filhos.
02 – Cleusa Soczek – “Cleusa Soczek”: Assistente social desde 2003. Trabalhou na Prefeitura entre 2013 e 2016 com a Casa de Acolhimento, Projeto Vida e também APMI. De 2013 a 2016 foi conselheira titular do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Foi coordenadora artística do Grupo Folclórico Wesoly Dom durante 10 anos consecutivos.
03 – Daniella Cristina Amaral Dos Reis – “Daniela Amaral”: Casada, mãe, professora e catequista. Natural de Jandaia do Sul, veio para Araucária em 2001 onde tem se dedicado à educação, principalmente a educação religiosa de crianças e adolescentes.
04 – Flávio Rosa do Prado – “Flávio Prado”: Natural de Araucária, atuou na Igreja Católica desde adolescente. Foi ouvidor da Guarda Municipal em 2009, conselheiro tutelar de 2010 a 2013 e há 4 anos é gerente de vendas em uma loja de departamentos.
05 – Gabriela Francisco Matias – “Gabi”: Moradora de Araucária há 26 anos. Educadora social com formação em Pedagogia.
06 – Ivo Santos Mendes – “Ivo Mendes”: Técnico em Segurança no Trabalho. Casado e pai de 2 filhos. Mora há 27 anos em Araucária.
07 – Jeferson Felipe Ohpis – “Jeferson Ohpis”: Casado e pai de um filho. Atualmente é suplente do Conselho Tutelar; instituição que já trabalhou por 1 ano e 1 mês.
08 – Josiney Tavares da Silva – “Josiney Tavares”: Morador da região do Capela Velha, motorista de ônibus e coordenador de projeto social com crianças e adolescentes. Já foi presidente de associação de moradores.
09 – Juliane Roberta Mendes – “Juliane Mendes (Ju)”: Reside em Araucária há 24 anos. Formada em Pedagogia. Atuou 10 anos na área de saúde (conhecendo a realidade das famílias) e dois anos na área da educação (como professora). Há 14 anos realiza trabalho voluntário com crianças e adolescentes na Igreja.
10 – Marcos Cesar de Aquino Teixeira – “Marcos Teixeira”: Casado, pai de 3 filhos, pastor da Igreja Assembleia de Deus Evangelho para as Nações. Atua na área eclesiástica há 18 anos e há 3 anos na educação infantil. Graduado em Pedagogia Cristã.
11 – Rosilani de Fátima Vieira da Silva – “Rosilani da Silva”: Moradora de Araucária há 48 anos, casada e com 3 filhos. Trabalha há 18 anos na Saúde; atualmente como agente de saúde na unidade do Santa Mônica.
12 – Sandro Rodrigo Talamini Penkal – “Sandro Penkal”: Professor voluntário de Taekwondo e informática para crianças e adolescentes em situação de risco. Professor do curso Técnico em Administração e Informática no Colégio Estadual Prof. Júlio Szymanski. Envolvido com atividades comunitárias junto à comunidade local.
13 – Vanessa Cristina Kaminski Kasecker – “Vanessa”: Casada. Bacharel em Direito. Trabalhou como professora na Apae de Paranaguá e também na Assistência Judiciária no Município de Araucária.