A direção do Sismmar – Sindicato do Magistério Municipal de Araucária vem a público manifestar apoio aos estudantes que ocuparam as escolas estaduais desde a última segunda-feira, dia 3 de outubro, em ato de protesto contra a Reforma do Ensino Médio, imposta por Medida Provisória pelo governo de Michel Temer.
Os estudantes estão em luta legitima contra as medidas tomadas de forma autoritária, sem o amplo debate com a sociedade e que afetarão o pleno acesso ao conhecimento de forma integral e crítica.
A Reforma do Ensino Médio caminha lado a lado com a PEC 241, que retira recursos da Educação e precariza o serviço público. Devemos professores e estudantes, lutar ombro a ombro contra esses ajustes que afetam toda a sociedade.
Essa Contra – Reforma afasta o pensamento crítico da escola. Como já vem sendo tentado com o projeto de lei “Escola Sem Partido”. O conteúdo obrigatório será diminuído para privilegiar a formação para o mercado de trabalho. Os conteúdos que deixam de ser obrigatórios: artes, educação física, filosofia e sociologia são para nós, fundamentais para a formação humana.
O ataque à formação docente através da possibilidade de contratação de pessoas com “notório saber” para dar aulas em áreas “afins a sua formação” é um rebaixamento da luta histórica por titulação, carreira e acesso ao ensino superior de professores e estudantes nas licenciaturas.
Neste sentido, reforçamos nosso apoio à justa e digna luta dos estudantes das escolas ocupadas em Curitiba e São José dos Pinhais e que venham outras, até que todas estejam tomadas pelo sentimento de resistência e de coragem. Que a força de vocês nos impulsione no combate a todos os ataques contra a classe trabalhadora e contra a educação pública! Nenhum direito a menos!
Saudações a quem tem coragem!