Nova DP promete trazer mais decência ao atendimento feito à população
O prefeito Olizandro José Ferreira (PMDB) chamou ao seu gabinete na tarde da última quarta-feira, 5 de março, os secretários de Planejamento e Urbanismo, Fabio Alceu Fernandes e Elias Kasecker, respectivamente. O objetivo da reunião era por fim a uma novela que perigava não ter um final feliz para a população de Araucária: a construção da nova Delegacia Cidadã na rua Santa Catarina, bem ao lado de onde está instalado o quartel do Corpo de Bombeiros, no Santa Regina.
Durante a reunião, Olizandro e os secretários discutiram novamente o projeto, constataram que de – fato – a nova delegacia não será uma cadeia pública, incluindo a construção de apenas quatro celas para que eventuais presos detidos possam ficar enquanto lavram-se flagrantes e procedimentos do gênero para posteriormente serem transferidos ao local apropriado, que deve continuar sendo a carceragem que existe na delegacia atual, instalada no Centro da cidade. “Não há justificativas para vetarmos aquele terreno. A nova delegacia é um avanço considerável para toda a nossa população em termos de segurança pública e é por isso que sua construção será mantida ali no Santa Regina”, garantiu.
Tramitação
Com o martelo batido pelo prefeito Olizandro, a Secretaria Municipal de Planejamento (SMPL) deve informar ainda esta semana à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP) sobre o fim do imbróglio. “Já fiz a informação no processo sobre a manutenção daquela área e encaminhei o processo à Secretaria de Meio Ambiente para ciência. Queremos resolver essa questão já nos próximos dias”, ponderou Fábio Alceu. Por sua vez, o secretário de Urbanismo afirmou que pretende devolver o quanto antes o processo à SESP com os projetos aprovados para que eles possam encaminhar a licitação.
Projeto
A delegacia que será construída no Santa Regina deve ter cerca de 1.200 metros quadrados de área construída, sendo que o investimento previsto na obra é de R$ 4,5 milhões. O prédio reunirá serviços que hoje funcionavam em espaços precários: as delegacias de Polícia e as especializadas da Mulher e do Adolescente, além do Instituto de Identificação, que É onde as pessoas fazem o documento de identidade.
Comdema
A construção da delegacia cidadão ao lado do quartel do Corpo de Bombeiros havia sido questionada numa reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) realizada em outubro do ano passado. Na oportunidade, o órgão entendeu que a área doada pelo Município não era a adequada pela proximidade com o Parque Cachoeira, como se uma delegacia fosse um lugar de bandidos e não de cidadãos honestos que a procuram para resolver problemas e ter acesso a serviços públicos, como quaisquer outros. O parecer do órgão, porém, ao que se sabe, nunca teve a força de barrar a obra, já que o Comdema não teria tal poder no caso específico. Mesmo assim, ela ficou ameaçada até esta semana, quando o prefeito botou um ponto final feliz na história.