A usuária do sistema público de saúde de Araucária, Beatriz Maria Rontal, entrou em contato com o Jornal O Popular para fazer uma denúncia sobre o atraso na realização de exames de sangue. Segundo ela, o problema não é de agora e muitas pessoas aguardam há meses para conseguir fazer exames simples de sangue.
“No meu caso, estou aguardando desde setembro a liberação dos meus exames. Quando me deram a requisição, avisaram que poderia demorar algumas semanas, mas não achei que fosse tanto tempo. Tenho diabetes e colesterol alto, portanto preciso fazer exames a cada seis meses porque dependo dos resultados para pegar as medicações. Minhas receitas estão vencidas e não tem como consultar sem o resultado dos exames”, explicou.
Beatriz reclama também da demora da Prefeitura em resolver o problema na licitação para a aquisição de insumos, que estaria emperrada devido a um recurso impetrado por uma das empresas que perdeu o certame. “Até que o problema não seja resolvido, o povo é que fica pagando o pato. Isso não está certo”, criticou.
Outro paciente que procurou a reportagem, do Popular, mas preferiu não se identificar, disse que aguarda para fazer exames desde junho. “Isso é absurdo, se a pessoa tem uma doença grave e depende desses resultados, acaba morrendo”, reclamou.
Esclarecimentos
Sobre as reclamações, a Prefeitura de Araucária esclareceu que todos os exames de sangue considerados emergenciais estão sendo feitos normalmente. Apenas os exames de rotina estão levando mais tempo.
Uma licitação para a aquisição de insumos já foi feita mas, como houve recurso, isso comprometeu a finalização do processo. O prazo para recursos terminou ontem, dia 4, e a partir de agora o processo não deve demorar muito para ser concluído.