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Imagem de destaque - Professora do Colégio Marilze cria jornal para incentivar escrita e leitura
Foto: Divulgação

Os professores sempre buscam diferentes formas e técnicas de trabalhar um determinado conteúdo, visando facilitar o conhecimento dos seus alunos. Foi com essa visão que a professora de Português Priscila Rangel, do Colégio Estadual Marilze da Luz Brand, envolveu seus alunos em um projeto de jornal com temas relacionados ao dia a dia da escola, do bairro e da atualidade. A partir da elaboração do jornal, os estudantes estão tendo a oportunidade de praticar os hábitos da escrita, pesquisa e leitura e também compreender a realidade social, além de interagirem entre si.  

A primeira edição do Jornal Marilze já está circulando, porém, a ideia da professora Priscila é torná-lo um instrumento permanente de informação dentro da escola. Ela conta como decidiu envolver seus alunos neste projeto. “A ideia veio primeiramente do desejo de proporcionar alguma atividade extraclasse e que em contrapartida também devolvesse algo para escola. Em segundo lugar, o jornal ajudaria os professores de Português a terem um suporte real para trabalhar textos jornalísticos. Por fim, criar um espaço nosso para publicar os textos dos alunos. Divulgamos o projeto nos grupos e aqueles que tinham interesse deviam mandar um e-mail. Direcionamos o projeto aos alunos que gostavam de fotografar, de escrever e também aos que tinham facilidade com diagramação. Tivemos 20 interessados. Conseguimos realizar duas oficinas, primeiro com a equipe do Jornal O Popular, formada pelos diretores Waldiclei Barboza e Fernanda Dutra e pela jornalista Victória Malinowski, depois com o fotógrafo Carlos Poly. Ambas foram muito enriquecedoras e proporcionaram um direcionamento para o que eles fariam no jornal”, relata a professora.

Depois da etapa das oficinas, os estudantes se reuniram para definir quais seriam as pautas da primeira edição e na sequência cada um realizou as tarefas de acordo com as funções que assumiram. “O projeto envolveu alunos dos três turnos (manhã, tarde e noite) do sexto ano do ensino fundamental à primeira série do ensino médio. Estou orgulhosa do que eles produziram, de tudo que escreveram, fotografaram e diagramaram. O jornal ficou excelente e já estamos trabalhando na segunda edição, esperando que o projeto tenha vida longa”, disse Priscila.

A diretora Glaucia Gomes de Oliveira elogiou o trabalho dos alunos, afirmando que eles conseguiram captar a essência e identidade do colégio. “Foi incrível, quando a gente lê o jornal, reconhece a nossa escola, eles souberam passar através dos textos deles tudo o que aconteceu nesse trimestre, contar as coisas que são importantes para nós. Então acredito que esse jornal vai contribuir muito na forma de comunicação dentro da escola. Isso tudo além de incentivar a leitura e escrita. É um jornal feito pelos alunos, do jeitinho deles, com a carinha deles.”

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Professora do Colégio Marilze cria jornal para incentivar escrita e leitura 1

Alunos adoraram participar do projeto

Isabella Maria de Moraes Alves, 13 anos, foi uma das redatoras do Jornal Marilze. A estudante conta que foi divertido participar do projeto. “É um projeto informativo, porque através dele conseguimos transmitir aos leitores, o conhecimento dos acontecimentos da escola, como passeios, eventos, entre outros”.

Alice Simão, 13 anos, trabalhou como fotógrafa e diagramadora. Também gostou da experiência, sendo algo inovador dentro da escola. “Aprendi a ter mais responsabilidade, porque além de nos divertirmos produzindo o jornal, a gente sabia que tinha compromissos a serem cumpridos. A diagramação não foi fácil, porque foram poucos alunos atuando nessa etapa, mas no final deu tudo certo e gostei tanto que vou ajudar na produção da segunda edição.”

Aline Pereira de Andrade, 13 anos, foi uma das redatoras do jornal, “Achei super interessante o fato deles terem trazido o Jornal Popular para ensinar os alunos que participaram do projeto. Achei a produção bem tranquila, estava tudo bem organizado, cada um recebeu sua função e conseguiu cumprir. Eu me comprometi com diversas pautas, mas dei conta”, diz a estudante.

Ela afirma que já pensou várias vezes em ser escritora e acredita que o jornalismo seria uma ótima opção. “Fiquei empolgada em escrever para o jornal e acho que foi uma ótima oportunidade para melhorar minha escrita. Se eu tiver a chance, com certeza serei uma jornalista.”

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