Araucária PR, , 14°C

Terezinha Poly: A 1ª Rainha do Pinhão em Araucária

Imagem de destaque - Terezinha Poly: A 1ª Rainha do Pinhão em Araucária
Foto: Divulgação

O ano era 1971, Araucária entrava na década que viria modificar sua marca histórica de cidade agrícola para uma nova cidade industrializada. Mas também foi nesta década que nossa cidade iniciava seus concursos de belezas revelando para o Estado e para o País algumas das mais bonitas jovens araucarienses que participaram dos concursos de Miss chegando até a representar o Estado do Paraná no Concurso de Miss Brasil. Mas, aqui estamos apresentando a nossa Primeira Rainha do Pinhão.

A Rainha do Pinhão era um título concedido à jovem que faria as honras e representaria a Cidade de Araucária em eventos relacionados ao Pinhão, para tanto foi instituída no Município a Festa do Pinhão, evento que ocorria no início do inverno, quando o pinhão, fruto representante do Estado e da Cidade estava liberado para venda e consumo e nossa cidade sempre o produto havia em abundância.

E essa bela jovem é a Amélia Robertson, que antes de usar seu sobrenome de casada foi residente em Araucária e seu nome familiar era Amélia Klechouwicz, pertence a uma das mais antigas famílias de Araucária, e foi a vencedora do concurso que escolheu a nossa primeira rainha. Essa foto foi feita na Avenida das Araucárias, bairro Thomaz Coelho, diante do majestoso pinheiro a rainha, veste o traje especial e tradicional que faz parte dos trajes da rainha.

O traje era pesado, o que dificultava muitas vezes a locomoção da pessoa. Todo vestido era confeccionado por dezenas de pinhões, a capa era feita em laminados com o capricho de verniz para dar brilho, e a barra era trabalhada com dezenas de pinhões. e por ser muito longa e pesada era necessário a ajuda de outras pessoas para auxiliar com a capa enquanto ele tinha que se locomover, mas para se apresentar pelas ruas da cidade como na ocasião que foi feita a abertura da primeira festa, o desfile foi feito em Jipe aberto e como em todas as ocasiões o público tomou conta das calçadas da Rua Dr. Victor do Amaral onde como sempre os desfiles era promovidos.

A Festa do Pinhão era mais uma das tradicionais festas que haviam em Araucária, e assim como as Festas do Pêssego e do Ovo e Faial, há tempos que não acontecem mais, ou se tornaram Feiras ou não são mais realizadas. Ainda houveram outras festas, mas sem o glamour das primeiras. O traje da rainha inicialmente foi confeccionado por um artista paranaense que infelizmente não temos a identificação, e seria destinado à desfile de fantasias de carnaval, e por sua criatividade passou a ser a marca oficial das Festas do Pinhão em Araucária. Em desfiles de aniversário da Emancipação Política de Araucária como os de 90 Anos realizado em 1980, outra Rainha também desfilou com outro traje, era a Srta. Ieda Maria Ohpis. O desenho seguiu os mesmos padrões, mas esse é mais um evento que passou a ser saudades.

A nossa primeira rainha, atualmente reside com sua família na Flórida nos Estados Unidos da América, não perdeu laços nem as lembranças de Araucária. E para nós sempre será lembrada como uma das mais bonitas araucarienses, e uma bela rainha.

Leia outras notícias
MEDPREV - SETEMBRO AMARELO