Acredito que muitas pessoas ainda lembrem das diversas faixas que eram colocadas nas ruas em cada grande evento que havia na cidade. Essa faixa por exemplo colocada de lado a lado na Rua Dr. Victor do Amaral, foi uma saudação e agradecimento quando da implantação dos serviços da Sanepar em Araucária.

Até então Araucária ainda não fazia parte das cidades com serviços de água e esgoto. Patentes do lado de fora de casa, escoamento de água em valetas e nem todas tinham manilhas, geralmente eram colocadas em frente ao terreno ou somente em frente ao portão, mas, praticamente todas as casas possuíam poços no quintal de casa, era a garantia de água fresca e utilizada para limpeza, banhos, irrigação, cozinhar, enfim para uso geral.

Foi então quando em 1974 na administração do ex-prefeito Bel. José Tadeu Saliba (in memoriam) que a Sanepar foi instalada em nossa cidade. Época de grande desafio para as equipes de urbanismo da Prefeitura Municipal encarregadas de informar aos cidadãos que teriam que lacrar seus poços, tiveram que enfrentar muita resistência e hostilidade dos moradores, mas o serviço foi feito e concluído como todos nós sabemos.

Em 1974, assim era a Rua Dr. Victor do Amaral como vemos na foto, nas proximidades da Sociedade Operária Beneficente de Araucária – SOBA. A cidade já começava a receber as primeiras industrias, e muitas mudanças iriam ocorrer, mas a nossa principal via ainda mantinha seu primeiro revestimento que foi o calçamento de paralelepípedos, e nessa foto, podemos ver um trecho das antigas e primeiras construções da Rua Dr. Victor do Amaral. À esquerda estão a residência da Família Suckow seguido pela panificadora e residência da Família Kaminski, o telhado alto era o Moinho Nossa Senhora dos Remédios do saudoso Aleixo Panek, do outro lado da rua o muro é da casa e comércio do saudoso Belarmino Dia da Costa seguido pela Sociedade Operária Beneficente de Araucária – SOBA ainda com sua pintura em azul (mas em atividade) e no final podemos ver as janelas da Casa do Cavalo Baio e ao longe no centro a Torre da Telepar.

Aqui temos uma ideia como era esse lugar até alguns anos atrás. Atualmente é uma rua toda asfaltada, sinalizada, novas calçadas, iluminação perfeita e um trânsito intenso, muitas e variadas construções, comércio movimentado e grande fluxo de pessoas. Essa foto traz muitas saudades. Mostra talvez a despedida de um tempo mais simples, de uma cidade mais calma, de uma época que sabíamos o nome das pessoas que convivíamos todos os dias e até hoje sentimos saudades.

Texto de responsabilidade de TEREZINHA DE SOUZA POLY – Administradora da Página Araucária uma Cidade uma Saudade do Facebook.

Edição n.º 1474.