Vários estabelecimentos comerciais tais como bares, armazéns, mercadinhos de bairro que existiram em Araucária, infelizmente encerraram suas atividades perdendo seus espaços para as grandes franquias e redes comerciais que iniciavam, no entanto, outras perderam para as novas construções, ampliações de estradas e como no caso deste bar e mercado da foto em especial, foi a construção do Viaduto do Trevo que fez com que décadas de um ponto de referência da cidade encerrasse suas atividades deixando uma lembrança que se tornou uma das maiores saudades de nossa cidade, pelo tempo que existia e a camaradagem local.

Apesar de não ter certeza, acredito ser essa foto dos primeiros anos da década de 70 e esse era o interior do Bar do Olímpio, um dos mais populares bares e mercados de nossa cidade. Localizava-se no Trevo da BR na entrada para o Bairro Estação e entrada para o Centro de Araucária.

Em nossa cidade algumas pessoas se tornam tão conhecidos pelas atividades que desempenham e pela Família que pertencem que a impressão que nos dá é que todos o conhecem pessoalmente. E aqui estamos falando do Sr. Olímpio Moreira Paes, se não o conhecem por esse ponto comercial, o conhecem por ser ele o proprietário da primeira Casa Lotérica da cidade, além de pertencer à uma das famílias mais tradicionais da cidade e também sempre teve fortes laços com o esporte de Araucária tendo por muitos anos atuado na Equipe do Araucária FC.

Esse bar e mercado, teve que encerrar as atividades quando o Viaduto começou a ser construído, todos os caminhos de acesso de entrada e circulação foram fechadas para veículos e pedestres, ainda que alguns moradores fossem obrigados a usar atalhos para entrar e sair de suas casas, e como outros estabelecimentos comerciais próximos que tiveram grandes prejuízos chegando a encerrar suas atividades devido a demora no término da obra, que por muitos anos impedia circulação de seus usuários diários.

Aqui, entre os fregueses, está o Sr., Olimpio Moreira Paes, logo atrás do balcão, ele é o quarto personagem de camisa cinza. Por anos esse foi o lugar que muitas pessoas se encontravam, faziam compras, lanches, desciam e/ou aguardavam ônibus pois em frente que havia um ponto, que aliás também foi desativado. Atualmente, o antigo Bar do Olímpio deixou de existir, foi demolido e no seu lugar foi construído um prédio de poucos andares de finalidade hoteleira, mas nada se compara ao que já tivemos e perdemos para o progresso.

O viaduto do Trevo levou alguns anos para ser concluído, e mesmo sendo uma obra necessária, teve muitas críticas principalmente no tocante a perda de estabelecimentos como oficina mecânica, bar, mercado e residências que foram obrigados a sair do lugar para dar lugar ao progresso, deixando apenas as lembranças do lugar.

Texto de responsabilidade de TEREZINHA DE SOUZA POLY – Administradora da Página Araucária uma Cidade uma Saudade do Facebook.

Edição n.º 1473.