Pesquisar
Close this search box.

Tudo pronto para primeiro debate entre candidatos a prefeito

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

06 - política cor copy
Representantes dos candidatos que participarão do debate promovido pela Pastoral Operária e Cidadania de Araucária se reuniram na semana passada para acertar os últimos detalhes do debate que acontece nesta sexta-feira, 26 de agosto, a partir das 19h, no salão paroquial da Igreja Matriz, ali em frente à agência central dos Correios.

Conforme o padre Leocádio Zytkowski, da Paróquia Nossa Senhora das Dores, um dos coordenadores do debate, todos os sete candidatos a prefeito foram convidados: Clodoaldo Pinto Junior (PROS), Eliceu Palmonari (PRTB), Hissam Hussein Dehaini (PPS), Professor Orivaldo (PHS), Rivadal Padilha (PT), Rosane Ferreira (PV) e Rui Souza (PTC).

Dos sete candidatos, seis confirmaram que estarão presentes ao encontro. O único que já adiantou que não participará é Hissam. A informação, aliás, foi confirmada à nossa reportagem pelo presidente do PPS local, Genildo Carvalho.

Dinâmica

Ainda conforme a Pastoral Operária, no encontro para definir as regras do debate ficou estabelecido que o encontro terá seis blocos. No primeiro, os candidatos terão um minuto para se apresentar. No segundo, eles responderão a pergunta do porque desejam ser prefeito de Araucária. Para esta resposta, cada um deles terá três minutos. Os três blocos seguintes serão de questionamentos sobre temas da área social, como saúde, educação, moradia, emprego e outros. Já o sexto bloco é destinado para os apontamentos finais de cada postulante ao cargo de prefeito.

A organização do debate também acordou com os re­presentantes das coligações que a ordem da fala dos candidatos será definida por sorteio no início de cada um dos blocos. O encontro também não prevê a possibilidade de que candidatos façam perguntas entre si e nem que eles façam réplica às respostas dos adversários.

Direito de resposta

Padre Leocádio explicou ain­da que no dia do debate haverá um grupo de advogados que analisará eventuais pedidos de direitos de resposta feitos pelos candidatos que eventualmente forem citados pelos adversários ao longo da discussão. Feita a análise e esta sendo deferida, o postulante terá um minuto e meio para se defender.

Aberto ao público

O debate desta sexta-feira será aberto ao público, respei­tada a capacidade máxima do salão paroquial. Para garantir a segurança do evento, a Pastoral já fez todas as comunicações necessárias à Justiça Eleitoral e também oficiou as polícias Militar e Civil, além da Guarda Municipal para colaborar na manutenção da ordem. Ainda conforme o padre Leocádio, para evitar rusgas entre os candidatos não será permitida em hipótese alguma vaias e outras manifestações negativas por parte da plateia. Já o aplauso só será permitido nas apresentações inicial e final dos participantes.

Serviço

Para quem não sabe onde fica o salão paroquial da Matriz, o endereço é a rua Julio Szymans­ki, 46, no Centro, bem em frente à agência central dos Correios.

Texto: Waldiclei Barboza