Pesquisar
Close this search box.

Unindo Lares e Esperanças: O Papel das Famílias Acolhedoras em Araucária

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

O acolhimento é uma medida de proteção, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, para crianças e adolescentes que precisam ser afastados de sua família de origem para sua própria proteção. Além dos abrigos institucionais, a criança ou adolescente pode ser cuidada temporariamente por uma outra família. 

Famílias interessadas podem se inscrever para assumir temporariamente todos os cuidados e proteção de uma criança ou adolescente por meio do Serviço de Família Acolhedora em Araucária.

As famílias acolhedoras são  selecionadas, preparadas e acompanhadas por uma equipe de profissionais para receber crianças e adolescentes em situação de risco, até que possam retornar para sua família de origem ou, quando isso não é possível, serem encaminhadas para adoção.

De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), a vivência que a criança/ adolescente tem em um ambiente familiar acolhedor é importante para seu desenvolvimento pessoal, na interação com outras pessoas, na vida social e nos projetos de vida.

Requisitos para ser Família Acolhedora:

  • Ter mais de 18 anos (solteiro ou casado)
  • Não ter interesse em adoção
  • Residente em Araucária há pelo menos 1 ano
  • Concordância de todos os membros da família
  • Possuir espaço adequado para acolher a criança ou adolescente
  • Ser aprovado como apto no processo pela equipe técnica do serviço de acolhimento familiar
  • Participar das capacitações, comparecer às reuniões do processo e seguir as orientações da equipe
  • Disponibilidade de tempo e interesse em oferecer proteção e amor às crianças e adolescentes.

Capacitação

Os interessados em ser uma Família Acolhedora em Araucária passam por uma capacitação oferecida pela SMAS. Detalhes sobre as próximas datas, bem como outras informações, podem ser obtidas por meio dos telefones (41) 3614-1702 ou 9927-3676 (WhatsApp do serviço) ou e-mail: familia.acolhedora@araucaria.pr.gov.br .