Pesquisar
Close this search box.

Valéria Incote conquista 4º grau na faixa marrom de Jiu Jitsu

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Valéria Incote, professora de Jiu Jitsu na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), acaba de conquistar o 4º grau na faixa marrom, ficando a um passo de conquistar seu maior sonho, que é ser uma black belt (faixa preta). Valéria iniciou no Jiu Jitsu em 2013 e participou da sua primeira competição em 2016, já na Faixa Azul. “Foi no Curitiba International Open, um campeonato organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu. O resultado foi 1º lugar na categoria e 2º lugar no absoluto. Foi neste ano que também comecei a dar aulas de jiu jitsu em uma escola. Sempre gostei desse esporte e fiz dele uma referência na minha vida”, conta a professora.

A partir dos resultados positivos, Valéria resolveu ajudar outras pessoas e crianças ensinando o quanto o jiu-jítsu transforma vidas. “E aqui estou até hoje, transmitindo conhecimentos e aprendendo todos os dias com esse esporte que tanto me ajuda a superar os obstáculos e adversidades que aparecem pelo caminho. Já sofri lesões, fiz cirurgias, mas nada disso me fez desistir. Hoje só tenho a agradecer a todas as pessoas que fazem parte dessa história”, comenta.

Entenda sobre as faixas

Toda faixa do Jiu Jitsu tem em uma das pontas uma tarja preta, local destinado para a colocação dos graus. Até a faixa marrom existem 5 níveis em cada faixa, sendo o primeiro nível a faixa lisa, sem nenhum grau. Depois, cada nível ou grau é representado por 1 “esparadrapo”. Podem haver até 4 graus em cada faixa e a colocação deles é de responsabilidade de cada professor, de acordo com o desempenho do aluno.