Pedro, artesão araucariense há 24 anos, foi selecionado pelo Programa do Artesanato Brasileiro, para participar da 33ª Feira Nacional de Artesanato que acontece esta semana em Minas Gerais. O evento reúne artesãos de vários estados do país e também de outros países, “O PAB é bem criterioso nas seleções. O nosso artesão passou em todos os quesitos e foi selecionado principalmente porque trabalha com matéria-prima natural, ou seja, vidro e madeira, por exemplo. Além disso, ele expressa em suas peças a cultura da região, fator também importante para a classificação”, comentou Maria de Lourdes Cardozo de Lima, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT).
Dentre as peças que ele produz, estão pinturas em telha, cerâmica, madeira, ímãs, chaveiros e também peças em papietagem (colagem na madeira), Suas peças podem ser encontradas na Casa do Artesanato, localizada no parque Cachoeira, ou diretamente com ele. “Excelentes artesãos de todo o país enviaram os trabalhos para seleção. Então, estar entre os aprovados é uma satisfação muito grande. É como uma confirmação da qualidade do meu trabalho e também uma oportunidade e tanto de aprendizado”, celebrou.
Pedro complementou dizendo que as feiras sempre oferecem duas coisas muito importantes: a visibilidade e o contato com o público, que, em muitos casos, não conheceria aquele trabalho se não estivesse ali exposto fisicamente. “O fato de ser um evento nacional aumenta ainda mais esse efeito, o que por si só já é ótimo! Minha expectativa nesta feira vai além da comercialização. Num evento como este, tenho a oportunidade de aumentar minha rede de contatos e fazer o meu trabalho ir mais longe”, finalizou.
A feira acontece no Expominas e conta com cerca de 700 stands para exposição, O evento espera receber milhares de pessoas até o próximo domingo (11), último dia de feira.