Araucária PR, , 22°C

Polícia dá dicas de segurança nas férias
Cadeado nos portões garante mais segurança

No período de férias muitas pessoas aproveitam o recesso para pegar a estrada com a família, e assim, as casas ficam vazias por mais tempo, o que acaba atraindo a atenção de ladrões. Para viajar e não ter dor de cabeça na volta para casa, a Polícia Militar dá algumas recomendações básicas.

O comandante da 2ª Cia da PM de Araucária, capitão Nelson Stoccheiro, lembra que a maioria dos casos de roubos e furtos são praticados aleatoriamente, ou seja, os autores escolhem a casa ao passar pela rua. “A principal recomendação da polícia é que as pessoas avisem familiares e vizinhos antes de viajar. Eles poderão ficar atentos a qualquer movimentação suspeita e acionar a polícia”, disse. Muitas vezes, os autores param de carro, entram na casa, e se os vizinhos não sabem que a família está fora, nem percebem a movimentação”, observou.

O capitão acrescenta ainda que os cuidadores também poderão limpar a frente da casa e recolher as correspondências ou revistas, para não dar a impressão de que não há movimentação de pessoas no seu interior.

Outra recomendação é reforçar a segurança da residência, impedindo a entrada fácil de estranhos. “Reforçar portões, janelas e portas, é muito importante. Em caso de portões eletrônicos, é importante usar também os cadeados, que poderão dificultar a ação dos meliantes”, orienta.

Deixar algumas luzes acesas à noite e apagar durante o dia também pode ajudar na segurança da casa. Segundo o capitão Stoccheiro, a luz acesa gera dúvida se há alguém no interior da residência, e muitos ladrões preferem não arriscar.

Outra dica importante é prestar atenção na hora de voltar para a casa. “Fique atento se houver uma pessoa parada perto do portão da casa. Muitos fingem estar fazendo algo próximo das casas, tipo consertando um carro ou algo parecido, mas acabam entrando junto com os moradores para praticar o crime”.

Furtos a residências aumentaram
Segundo as estatísticas da 2ª Cia da PM de Araucária, o maior índice de ocorrências nesta época do ano está relacionada à invasão de residências.

No período de 20 de dezembro de 2013 a 2 de janeiro de 2014, foram registrados 25 furtos (quando o ladrão toma algo que pertence a outra pessoa sem estabelecer contato com ela) e 22 roubos (quando o ladrão ameaça a vítima) a residências e estabelecimentos comerciais. Segundo o tenente Célio, duas pessoas foram presas por furto e seis menores foram apreendidos por roubo.

“Vale ressaltar que enquanto a maioria das pessoas está de férias, a Polícia Militar precisa redobrar o policiamento para garantir a segurança da população”, frisou o tenente.

Leia outras notícias
CORRIDA DE RUA