Araucária PR, , 22°C

Obra da PEC deve estar pronta até o final de maio
Engenheira da SMPL, Paulo Horácio, Fábio Alceu e Olizandro Junior no canteiro de obrasObra da PEC deve estar pronta até o final de maio

Ainda neste primeiro semestre os moradores do Capela Velha já poderão usufruir das atividades oferecidas pela Praça de Esporte e Cultura (PEC), que está sendo erguida em parceria pela Prefeitura e pelo Governo Federal no final da rua Beija Flor. Atualmente, cerca de 50% da obra já está concluída e a tendência é que os trabalhos sejam intensificados neste início de ano.

Esta semana, os secretários de Esporte e o de Planejamento, Olizandro Junior e Fábio Alceu Fernandes, respectivamente, e o vereador Paulo Horácio (SDD) vistoriaram o andamento dos trabalhos. “Estamos ansiosos pela inauguração dessa obra, pois ela vai ao encontro da filosofia de trabalho da administração para esta área, que é levar opções de esporte, cultura e lazer para os bairros”, destacou Junior, que é quem deve ter a tarefa de gerenciar o espaço após sua inauguração.

Construída num terreno com área total de quase doze mil metros quadrados, a PEC terá mais de mil metros quadrados de área construída. Funcionarão ali salas multiuso, biblioteca, telecentro, um cineteatro com 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos para ginástica, parquinho e uma pista para a caminhada. Além disso, a Secretaria de Assistência também instalará ali um CRAS para atender as famílias da região. “O projeto é muito bom, pois integra serviços públicos de esporte, lazer, cultura e assistência social num único lugar. E isso fará com que a comunidade do Capela Velha ganhe em qualidade de vida”, ponderou Paulo Horácio.

Atraso
Inicialmente, o prazo para entrega da obra era o mês que vem, porém essa data teve que ser postergada porque o Governo Federal acabou atrasando o repasse de alguns valores relativo ao empreendimento. “Há essa dificuldade no que diz respeito aos repasses, mas esperamos que a situação se normalize em breve”, disse o titular da Secretaria de Planejamento, que é a pasta responsável pela fiscalização da construção. Quando estiver pronta, a PEC deve custar algo em torno de R$ 2,1 milhões, já incluídos aí cerca de R$ 350 mil do mobiliário para equipar o local.

Mobilização social
Ainda conforme a Secretaria de Planejamento, como a PEC foi estruturada para integrar diversos serviços públicos, já foram realizados alguns encontros para aproximar a comunidade do espaço. E essa participação social já rendeu frutos. Um deles, por exemplo, foi a decisão de se construir uma pequena arquibancada no entorno da pista de skate que está sendo erguida ali. “No projeto original, essa arquibancada não existia, mas após a visita de alguns skatistas, eles sugeriram essa mudança”, comentou a engenheira civil da SMPL, Amanda Cristina Carneiro, que fiscaliza a obra desde o seu início.
 

Leia outras notícias
MedPrev - Novembro Azul