Araucária PR, , 16°C

Aulas da rede municipal começam nesta quarta-feira
Araucária tem cerca de 23 mil alunos matriculados em escolas e CMEI´s

Nesta quarta-feira, dia 05, os cerca de 23 mil alunos da rede municipal de ensino de Araucária retomam suas rotinas escolares com a volta às aulas nas escolas e também nos CMEI´s (Centros Municipais de Educação Infantil). As férias para os professores e os atendentes infantis já terminaram no dia 03, segunda-feira, quando iniciaram suas atividades de planejamento.

De acordo com o calendário escolar de 2014 da rede pública municipal, o término das aulas neste ano está previsto para o dia 18 de dezembro, completando a carga horária mínima determinada de 800 horas e 200 dias de efetivo trabalho escolar.

Além disso, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) informou que o recesso no meio do ano para os alunos será entre os dias 14 de junho a 13 de julho. O calendário prevê ainda a Semana Pedagógica nos 28, 29 e 30 de agosto. O Fórum Municipal de Educação está marcado para 26 e 27 de setembro.

Dificuldade com a vaga
Angélica Aparecida Rodrigues Correia, mãe de uma menina de 10 anos, reclama que está tendo dificuldades em matricular a sua filha no 6º ano da Escola Elvira de França Buschmann. De acordo com ela, a criança foi matriculada automaticamente na Escola Agalvira Bittencourt Pinto. “Tenho outro filho pequeno no Ambrósio e os dois estudam pela manhã. Não há a possibilidade de levar os dois em duas escolas tão distantes uma da outra. Por isso, quero que a matrícula dela seja transferida”, justifica.

A mãe comenta ainda que na Central de Vagas foi informada que não havia autorização para matricular ninguém na Elvira, porém uma funcionária da escola disse que já haviam feito duas novas matrículas.

A diretora auxiliar da escola, Kátia R. Paloma Schunemann, informou que a instituição oferece três turmas de 6º ano, sendo que duas são para atender os alunos da própria escola que saíram do 5º ano. A outra turma com 35 vagas, segundo ela, é destinada a estudantes de outras escolas. “Quem define isso é o estado através de um georeferenciamento. Nos outros anos eram os alunos do Ambrósio que vinham para cá, mas desta vez o estado determinou que deveríamos matricular os do Delani”, explica.

Kátia diz que no dia 12 de dezembro foi entregue uma planilha para a SMED informando que havia duas vagas disponíveis na escola. Estas vagas já foram preenchidas. “A orientação que nós temos dado aos pais é de que procurem a central de vagas e entrem na lista de espera, pois há a possibilidade de abrir novas vagas. O importante é que todos os alunos de Araucária estão com a matrícula garantida em uma instituição de ensino”, esclarece.
 

Leia outras notícias
MedPrev - Novembro Azul