Araucária PR, , 17°C

Prática esportiva traz benefícios físicos e mentais
A pequena Eduarda ingressou no mundo dos esportes com cinco anosPrática esportiva traz benefícios físicos e mentais
,A garota sempre participou das escolinhas do município, que são gratuitas

Em uma sociedade que luta contra o tempo e lida com sistemas tecnológicos cada vez mais avançados fica difícil combater doenças cardíacas, o diabetes e até mesmo o câncer. Isso mesmo! De acordo com uma pesquisa publicada pela revista Lancet, uma das mais importantes publicações científicas da área médica, grande parte dessas doenças são causadas por um único vilão: o sedentarismo. O estudo afirma ainda que esse problema é o responsável por mais de 13% de todas as mortes que acontecem no Brasil, um dos maiores índices da América Latina.

Os dados são alarmantes, mas poucas pessoas dão valor ao que eles significam. Segundo outra pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2012, 80% dos brasileiros são sedentários, o que mostra que a população ainda não entendeu a gravidade do problema e tem passado seus maus hábitos para as novas gerações.

De acordo com o médico Eduardo Garcia Born, especializado em pediatria e pós-graduado em saúde mental, a sociedade vive o seu pior momento em relação à prevenção. “Muitas crianças hoje gastam seu tempo na frente da TV, do videogame e do computador. Essa sedentariedade é, sem dúvida, a causadora de inúmeras doenças”, informa.

No entanto, ele garante que isso pode ser combatido com o apoio dos pais. “Desde pequena, a criança já deve ser incentivada a praticar exercícios porque eles trazem diversos benefícios físicos e mentais como força, resistência e a melhora no desempenho cognitivo”, explica.

Fã dos esportes
A senhora Rucélia Hartmann sabia dessa importância e, desde cedo, incentivou a filha Eduarda Midori a gostar dos esportes. “Com menos de cinco anos, ela já fazia balé no Teatro da Praça, e se divertia”, recorda a mãe. A garota se aperfeiçoou na atividade, mas também tinha interesse por outras modalidades e, com sete anos, pediu aos pais para participar da escolinha de ginástica rítmica. “Eu via o pessoal praticando, e achava muito legal, então entrei na GR, depois no karatê e, por último, na capoeira”, conta a garota, que hoje tem dez anos de idade e frequenta essas três escolinhas oferecidas pelo município.

Para dona Rucélia, cada pedido da filha era uma surpresa, já que a garota se dedicava e ainda se sobressaía. “Ela já teve participações em diversas competições, festivais e tem muitas medalhas”, comenta a mãe, orgulhosa.

Além disso, a pequena conta que sempre organizou bem sua agenda para que as atividades escolares não ficassem comprometidas. “Nas segundas, quartas e sextas-feiras eu passava a tarde na ginástica e fazia minhas tarefas escolares quando voltava pra casa. Nas terças e quintas, eu fazia primeiro minhas tarefas e, às 16h, ia pro karatê e pra capoeira”. Essa organização, segundo o doutor Eduardo, deve ser acompanhada, de perto, pelos pais para que a criança não fique sobrecarregada. “Quem conhece bem seu filho vai perceber se as atividades estão prejudicando o desempenho escolar dele e o relacionamento que tem com a família”.

Para Eduarda, esse equilíbrio é bem simples. No entanto, muitas crianças não têm nada para equilibrar já que não praticam nenhuma atividade física e são candidatas ao sedentarismo. Por isso, a garota sempre incentiva colegas, amigos e outros crianças de sua idade a participarem como ela. “É muito bom praticar algum esporte porque faz bem pra saúde e a pessoa vai fazer alguma coisa muita boa ao invés de estar na rua”, garante.

Além disso, não é preciso gastar dinheiro para isso. “Eu sempre coloquei a Duda nas atividades oferecidas pelo município, que são gratuitas e têm poder pra mudar a vida de muitas crianças e adolescentes. Basta os pais incentivarem antes que seja tarde”, finaliza.

Conheça as escolinhas do município

Prática esportiva traz benefícios físicos e mentais
As modalidades são oferecidas em diferentes bairros da cidade

Em Araucária, é possível realizar atividades esportivas nos núcleos São Francisco de Assis (CSU), Parque Cachoeira, CAIC, no Centro de Treinamento de Ginástica Rítmica, e também nos centros esportivos Jardim Primavera e Plínio. Nesses locais, são oferecidas diversas modalidades para crianças, jovens e adultos.

Para efetuar a matrícula, é necessário apresentar comprovante de endereço, documento de identidade ou certidão de nascimento e, para menores de 16 anos, os pais ou responsáveis devem assinar uma autorização, que é fornecida diretamente no núcleo. Além disso, para praticar alongamento, ginástica, musculação e dança do ventre também é necessário apresentar um atestado médico. Confira abaixo o endereço e o telefone de cada núcleo esportivo:
 

Leia outras notícias
CORRIDA DE RUA