O prefeito Hissam Hussein Dehaini autorizou na última terça-feira, 21 de maio, o envio à Câmara de Vereadores do projeto de lei que doa ao Instituto Federal do Paraná (IFPR) um imóvel para servir de sede ao campus araucariense da instituição.
O terreno em questão tem mais de 60 mil metros quadrados e abrigou por décadas a Fundação Instituto Tecnológico Industrial (FUNDACEN), que era a mantenedora do Colégio Técnico Industrial (CTI).
A doação do imóvel é uma contrapartida do Município para a implantação de um campus do IFPR na cidade. De acordo com a Prefeitura, antes mesmo de o Governo Federal ter iniciado o processo de seleção de cidades para receber unidades do IFPR o Município já havia realizado um estudo técnico sobre a importância da implantação de uma instituição do tipo na cidade, bem como sobre os benefícios e contrapartidas que o município poderia oferecer.
Também conforme a Prefeitura, o processo para implantação do campus do IFPR em Araucária também já conta com um grupo de trabalho (GT) constituído e atuando para entregar até a próxima semana toda a documentação necessária ao Ministério da Educação (MEC).
Inclusive, na portaria que instituiu o GT, a reitoria do IFPR destacou que o trabalho ocorre em articulação com a Prefeitura, que conta com representantes nesse grupo.
Thomaz Coelho
O imóvel que a Prefeitura pretende doar ao IFPR fica na rua Luiz Francheschi, no bairro Thomaz Coelho, e tem exatos 60.977,00 metros quadrados. Parte desse imóvel já consta com benfeitorias que podem ser úteis ao IFPR, já que lá funcionava um colégio voltado a formação de técnicos para o setor industrial.
Ainda conforme prevê o projeto, o IFPR só poderá utilizar o imóvel para instalação de um campus, sendo que a área terá que ser devolvida ao Município caso esse objetivo não seja cumprido.
Ainda não há uma data certa para que a cessão do imóvel seja analisada em plenário pelos vereadores, mas a tendência é que a tramitação pela Câmara seja rápida.
Além de Araucária, outras quatro cidades paranaenses receberão novos campus do IFPR: Maringá; Cia Norte; Cambé; e Toledo. O investimento estimado para construção das novas unidades é de R$ 125 milhões. Devem ser geradas 7 mil vagas. A expectativa do Governo Federal é que esses novos espaços estejam instalados até 2026.