Obras que registram a diversidade ampliam o repertório cultural das crianças.
O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, homenageia Zumbi dos Palmares, representante do movimento pela libertação da população negra escravizada no Brasil. Conhecer livros que registrem a diversidade é importante para ampliar o repertório cultural das crianças, e isso pode ser feito por meio dos livros.
“É importante incluir na estante títulos que tratam sobre representatividade, história e cultura afro-brasileira”, ressalta a coordenadora de Ensino Fundamental e Médio do Colégio Marista Sagrado Coração de Jesus, Rosangela Dambroski dos Santos.
Pensando nisso, separamos 7 indicações de livros infantis que ajudam a reforçar a importância da cultura afro-brasileira:
1 – Amoras (Emicida):
O livro de autoria do cantor Emicida busca aumentar a autoestima e criar orgulho em cada uma das crianças que folhearem as páginas.
2 – O mundo no black power de Tayó (Kiusam de Oliveira):
A história é sobre a menina Tayó, que tem orgulho do seu penteado black power, e gosta de usar muitos enfeites. Com a sua autoestima, valoriza todo o seu poder.
3 – Todas as cores do negro (Arlene Holanda):
Aborda em linguagem de prosa poética o universo da cultura e herança dos povos africanos no Brasil.
4 – O Pequeno Príncipe Preto (Rodrigo França):
O livro conta a história de um menino que vive em um planeta apenas na companhia de um baobá. Enquanto ele explora outros mundos, ensina sobre a valorização da nossa ancestralidade.
5 – Menina Bonita do Laço de Fita (Ana Maria Machado):
Traz uma história de valorização da beleza negra, onde um coelho branquinho queria casar-se e ter uma filha “bem pretinha”. Durante a obra, ele tenta descobrir o segredo para conquistar o seu tão sonhado desejo.
6 – Sulwe (Lupita Nyong’o):
Sulwe tem a pele mais escura de sua família, lembra até mesmo o céu da meia-noite. Ela só queria ter o brilho da mãe e da irmã, até que certo dia embarca em uma jornada cheia de magia.
7 – A Cor da vida (Semíramis Paterno):
O livro ilustrativo trabalha a diferença ao contar a história de duas crianças que se conhecem e ficam amigos quando passeiam com suas mães.
Edição n.º 1442.