Pesquisar
Close this search box.

SMTE qualifica 356 profissionais

Solenidade de formatura dos 356 participantes
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Solenidade de formatura dos 356 participantes
Solenidade de formatura dos 356 participantes

A qualificação, sem dúvida, é um grande diferencial no mercado de trabalho. Por isso, Araucária tem investido cons­tantemente no setor, através da oferta de cursos para a po­pulação. No dia 17 de junho, 356 formandos receberam certificados no Centro de Convivência, em oito cursos promovidos pela Secretaria de Trabalho e Emprego (SMTE).

As turmas formadas foram de capacitação para encanadores, competências transversais, auxiliar de mecânica industrial, técnicas para entrevista, atendimento ao público, panificação, matemática básica avançada e mão na massa. Os cursos foram realizados através de uma parceria entre a Prefeitura com o Senai, Gerar, Senar, Sanepar, Festpan e Sindicato Rural.

Sílvia Regina Belarmino, 38 anos, fez o curso mão na massa, que envolve técnicas de panificação e confeitaria. Com cinco filhos para criar e com o marido procurando emprego, ela diz que o curso a tem ajudado a trabalhar por conta. “Consigo pagar as minhas contas e estou satisfeita. É o segundo curso que faço e consegui dicas muito boas. Vale a pena”, relata a doceira, especialista em fazer bolo de estrogonofe de nozes com cocada branca.

Outra profissional que recomenda as qualificações ofertadas pela SMTE é a recepcionista Adriana Inácio. Ela participou da turma anterior de recepcionista e também de informática básica e avançada. “São gratuitos e de ótima qualidade, utilizo os conhecimentos no meu dia a dia, principalmente os de informática, que é o mínimo exigido no mercado de trabalho”, complementa.

Ótimos resultados

O diretor geral da SMTE, Guilherme Miranda, destaca que na atual administração foram mais de 10 mil capacitações ofertadas para a população. O secretário da pasta, José Joval Conceição, ressalta que a SMTE tem verificado com as empresas a demanda de cursos mais buscados para proporcionar para a mão de obra local.

“Temos buscado também instituições parceiras para a realização de mais capacitações e os esforços têm sido contínuos. Com a atual recessão que o país passa já é difícil emprego para quem tem qualificação, sem qua­lificação fica mais difícil ainda. Por isso são importantes os investimentos nessa área”, lembra.

Foto: Victor Lovato / SMCS