Pesquisar
Close this search box.

Adolescentes do Comse se formam em curso do Senai

Cerimônia de formatura aconteceu no Senai de Curitiba
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Adolescentes do Comse se formam em curso do Senai
Cerimônia de formatura aconteceu no Senai de Curitiba

 

A noite de quinta-feira, 31 de agosto, ficará na lembrança de um grupo de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Centro Operacional de Medidas Socioeducativas (COMSE). Eles concluíram o curso de Aprendizagem Industrial Básica em Assistente Administrativo, que teve duração de um ano, e participaram de uma cerimônia de formatura no Senai da Cidade Industrial de Curitiba. O curso faz parte do projeto Tempo de Despertar, que é uma parceria do Senai, com o Ministério Público, Secretaria de Municipal de Assistência Social (SMAS) e empresas.

Através dessa parceria, os adolescentes também foram inseridos no Programa Jovem Aprendiz em Araucária, e dois dos formandos já foram efetivados em empresas. A maioria delas, por lei, deve preencher uma cota do seu quadro funcional com jovens aprendizes.

De acordo com o promotor da Vara da Infância e Juventude, David Kerber de Aguiar, idealizador do projeto Tempo de Despertar, a proposta dessa parceria foi oferecer uma oportunidade real para os adolescentes, que após cumprirem as medidas socioeducativas corriam risco de reincidência em atos infracionais. “Faltava esta nova chance e esta condição verdadeira, através da profissionalização e do ganho de uma renda para ajudar no sustento de suas famílias, certamente está contribuindo com a saída definitiva desses adolescentes do mundo do crime. E é gratificante ver que eles estão agarrando esta oportunidade”, comentou o promotor.

A coordenadora do Comse, Andrea Luciane Bossek, esta primeira turma foi exclusiva para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, mas novas turmas já estão sendo abertas pelo Senai e a oportunidade será estendida aos jovens que não são assistidos pelo Comse, mas que estão em situação de vulnerabilidade social. “Estes jovens serão encaminhados pelas assistentes sociais dos Centros de Referência em Assistência Social – CRAS”, explicou Andrea.

 

Texto: Maurenn Bernardo / Foto: divulgação