Aluna do Szymanski vai ao Canadá pelo programa “Ganhando o Mundo”

Ana com o secretário de Estado da Educação, Renato Feder. Foto: divulgação
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Aluna do Szymanski vai ao Canadá pelo programa “Ganhando o Mundo”
Ana com o secretário de Estado da Educação, Renato Feder. Foto: divulgação

Os 100 estudantes da rede estadual selecionados para o programa Ganhando o Mundo embarcarem rumo ao Canadá nesta quarta-feira, 9 de fevereiro. Os alunos, vindos de diferentes cidades paranaenses, viajaram para São Paulo, e ficarão em um hotel à espera da ida para o país. O intercâmbio terá duração de um semestre letivo e os estudantes retornam para cursar o segundo semestre em seus respectivos colégios.

A estudante araucariense Ana Virgínia Corrêa Liberato, de 16 anos, está no grupo. Aluna do Colégio Estadual Professor Júlio Szymanski, ela se inscreveu no programa em 2020, através de um edital lançado pelo Governo do Estado. Os selecionados viajariam inicialmente em agosto do mesmo ano, no entanto, ainda no primeiro semestre, tiveram a viagem adiada para o início deste ano por conta das medidas sanitárias impostas pela pandemia. Ainda devido à crise pandêmica, o destino dos estudantes mudou da Nova Zelândia para o Canadá.

A seleção dos intercambistas foi feita com base na média de notas e frequência. Os critérios eram média maior ou igual a sete (7,0) em todas as matérias e frequência maior ou igual a 85%. Para chegar à pontuação final, foram somadas as médias de todas as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) cursadas em 2020 no 9º ano.

Para aperfeiçoar o idioma que vão utilizar no Canadá, em 2021, os selecionados tiveram acesso a um curso de inglês via aplicativo, ofertado em parceria com as universidades estaduais vinculadas à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Empolgação a mil

O destino de Ana Virgínia no Canadá é Goderich, uma pequena cidade da província de Ontário. “Estou super ansiosa para esta viagem, acredito que vai ser algo inesquecível e incrível e vai simplesmente mudar a minha vida. É uma experiência completamente nova e acredito que irá influenciar e inspirar outras pessoas também a buscarem uma alavanca para aperfeiçoar seus estudos”, diz a jovem.

A araucariense, que participa pela primeira vez de um intercâmbio, é muito estudiosa e já ganhou menção honrosa nas Olimpíadas de Matemática, em 2020. Sua dedicação aos estudos, segundo ela, tem como foco a Medicina. “Pretendo ser médica pediatra e sei que para isso preciso estudar bastante”, afirma. Os pais de Ana também estão cheios de expectativa com a oportunidade que a filha está tendo. “Estamos muito felizes e orgulhosos dela. Vai ser uma experiência importante na vida da nossa filha”, disse a mãe Marcieli.

Preparativos

A etapa final dos preparativos para o intercâmbio de seis meses no Canadá foi concretizada em São Paulo, na última semana de janeiro, com a coleta de biometria para o visto canadense. Na terça-feira, dia 8, os estudantes também receberam da Secretaria da Educação e do Esporte um kit com roupas composto por bota e jaqueta específicas para o frio intenso do país.

O Estado arcou ainda com todas as despesas como emissão de passaportes e vistos, exames médicos, passagens aéreas e terrestres, transporte, hospedagem, seguro viagem e saúde, além dos custos relacionados à parte acadêmica, como taxa de matrícula, tradução juramentada da documentação escolar, mensalidade da escola, material didático e uniforme.

Além disso, os intercambistas também terão uma ajuda de custo mensal de R$800. Serão seis parcelas da bolsa-intercâmbio, sendo a primeira (bolsa-instalação) para cobrir despesas iniciais na chegada, e as demais, que serão repassadas mês a mês.

Ganhando o Mundo

Instituído pela Lei nº 20.009/2019, o Programa de Intercâmbio Internacional Ganhando o Mundo foi criado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR), para oferecer a estudantes do Ensino Médio uma formação em instituições de ensino estrangeiras que tenham curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1298 – 10/02/2022

Compartilhar
PUBLICIDADE