A mudança de calendário, a chegada do ano novo, desperta nas pessoas o sentimento de motivação para colocar em prática todos os desejos e seguir em busca dos objetivos. Também é tempo de manter firme, a esperança de que dias melhores virão.
No ano novo tudo pode ser diferente, tudo pode ser melhor. É a oportunidade para recomeçar, consertar erros e reconciliar-se, perdoar, dedicar-se melhor aquilo que se pretende abandonar ou conquistar, e seguir tradições para iniciar o novo ano com o pé direito.
Alguns desejos relacionados a dietas e restrições alimentares, outros se referem aos comportamentos emocionais e sociais, e há ainda os que projetam melhores condições profissionais e financeiras.
Ainda no espírito das festas de fim de ano, a reportagem do Jornal O Popular foi às ruas para saber quais são as expectativas das pessoas para o novo ano, o que elas gostariam de deixar de lado e o que pretendem alcançar.
Confira as opiniões:
Comprar uma casa e abandonar de uma vez por todas o aluguel é o maior desejo da dona de casa Rita Martins, 39 anos, para o ano de 2014. Rita é casada, tem quatro filhos e uma netinha e disse que já está cansada de ter que pagar aluguel todo mês e não ter a segurança de morar em um lugar que lhe pertence por direito. “Eu não trabalho fora e meu marido tem que arcar sozinho com as despesas, mas este ano, se Deus quiser, vamos comprar uma casinha”, disse.
A menor aprendiz Sara da Silva, 21 anos, tem um sonho que, caso consiga ser colocado em prática, pode mudar seu futuro: fazer uma faculdade. O desejo da jovem é cursar Recursos Humanos e pra isso, ela pretende se esforçar bastante pra conseguir passar no vestibular ainda este ano. “Já estou me preparando, mas sei o quanto é difícil conseguir uma vaga. No entanto, sonho é sonho, e se não lutarmos, ele jamais se concretiza!”, afirma.
O sonho da auxiliar de limpeza Maria Eunice dos Santos, 47 anos, é praticamente unânime entre os brasileiros: ganhar na loteria. Ela sabe que é um desejo mais complicado, mas afirma que não vai desistir assim tão fácil. “Apostei na mega da virada e não foi desta vez, mas vou continuar tentando”, fala. No entanto, Maria se mostra mais pé no chão quando diz que seu maior sonho é ter uma vida melhor, com uma condição financeira mais estável.
Geremias Gonçalves de Oliveira, 54 anos, é metalúrgico e está a poucas horas de realizar o seu maior sonho para 2014. Esta semana, ele vai buscar na concessionária um carro novinho em folha, que acabou de comprar. “Comecei o ano realizando meu grande sonho, agora desejo que Deus acrescente mais e dê muita saúde para toda a minha família e que as pessoas tenham mais segurança para poder viver em paz”.
Comprar uma casa própria também é o maior desejo da encarregada de serviços Daniele Aparecida Polli, 34 anos. Ela é casada, tem quatro filhos e mora em uma casa pequena, com pouco conforto. “Moro nesta casa antiga há sete anos, mas os filhos vieram e o lugar acabou ficando pequeno. Precisamos de um espaço maior, mas estou trabalhando muito para conseguir isso”, disse.
“Primeiro quero tirar a carteira de motorista e depois penso em comprar um carro, pois estou desempregado e acredito que com a CNH em mãos, será mais fácil encontrar um serviço”. Estas foram as palavras do Leandro da Silva Souza, 32 anos, ao descrever suas expectativas para o ano de 2014. Ele conta ainda que já deu entrada na papelada e em breve deverá iniciar as aulas na auto escola.
Casado, com 28 anos e sem filhos, o sonho do funcionário público Josias Fernandes é poder mudar de emprego este ano. “Já sou funcionário público da Prefeitura de Curitiba, mas pretendo realizar outro concurso este ano e conseguir algo mais promissor, que possa alavancar minha carreira profissional. Dessa forma, poderei pensar em ter um filho e dar uma vida com qualidade para a minha família”.
Apesar de ter apenas 17 anos, o estudante Jonathan Franklin da Silva já sonha feito gente grande. Seu maior desejo para este ano de 2014 é construir sua própria casa, pois já pensa em, num futuro próximo, casar e constituir uma família. “Eu ainda moro com os meus pais mas, se pudesse, já começaria hoje mesmo a construir minha casa”, disse.