A iniciativa de um psicólogo mineiro e três psicólogas curitibanas, que tem o propósito de promover discussões sobre a importância da reflexão e da prevenção da saúde mental e saúde emocional, será trazida para Araucária nesta quinta-feira, 26 de janeiro. O evento, que faz parte do movimento Janeiro Branco – Saúde Mental, acontecerá no Plenarinho da Câmara de Vereadores, às 18h30, e a entrada é gratuita.
As psicólogas Márcia Silveira, Silvia Galindo e Mariana Singeski, ministrarão palestras sobre o tema. “Como anda a sua saúde mental, seus sonhos, projetos e emoções? Foi pensando nessas perguntas que sentimos a necessidade de desenvolver uma palestra para a população de Araucária, para agentes públicos, agentes de saúde e profissionais de outras categorias”, explicam.
Segundo elas, a campanha está chegando ao município por intermédio da vereadora Amanda Nassar, que também disponibilizou um espaço para a realização do evento. “Para complementar o tema, a vereadora também sugeriu que abordássemos as causas, sintomas, tratamentos e estatísticas sobre a doença do Alzheimer”, disseram as psicólogas.
Amanda Nassar, por sua vez, comentou que o objetivo é propagar o conceito de saúde mental para a população em geral, uma vez que ela é indispensável para o bem estar individual e coletivo. “O tema é pouco explorado quando se fala em saúde pública, saúde do trabalhador, mas está diretamente ligado com a qualidade de vida. Desta forma, pretendemos destacar a importância da saúde mental para a prevenção de doenças psicossomáticas, como exemplo a depressão, ansiedade, síndrome do pânico, fobias, dentre outras. Também trouxe esta campanha para cá porque em nosso município não temos programas de medicina preventiva, e os casos de afastamento do trabalho, violência, depressão, entre outros, aumentam a cada dia”, pontuou.
Serviço
Palestras do movimento “Janeiro Branco – Saúde Mental” nesta quinta-feira, 26 de janeiro, às 18h30, no Plenarinho da Câmara de Vereadores, que fica na rua Irmã Elizabeth Werka, nº 55, Jardim Petrópolis. Mais informações pelo fone 3641-5217.
Texto: Maurenn Bernardo