Weslei Camargo, 17 anos, conseguiu realizar o sonho de participar do Campeonato Pan-Americano. Entre os dias 22 e 28 de agosto, ele esteve em Guayaquil, no Equador, e voltou para casa com a bagagem um pouco mais pesada: trouxe consigo uma medalha de ouro. Esta foi a terceira vez que o jovem carateca chegou as finais. Em 2014 foi campeão na Bolívia, em 2015 ficou em 2º lugar no Peru e agora foi campeão no Equador. Todas estas vitórias colocam Weslei mais perto de lutar nas próximas Olimpíadas, em 2020.
O sensei João Carlin, que sempre apostou no talento e na capacidade do aluno, disse que Weslei é o primeiro atleta do Paraná a conseguir três finais consecutivas em Pan-Americanos. “Fiquei muito feliz com a vitória dele e acredito que pode ir muito mais longe”, comemorou Carlin.
Weslei, ainda bastante emocionado, falou que foi uma experiência gratificante poder participar de um campeonato com uma proporção tão grande como este. Tive a honra de treinar com a delegação brasileira. Aprendi muito e volto para Araucária com muitas experiências novas, muita bagagem para treinar. Na minha categoria, Junior abaixo de 61 kg, tinham cerca de 25 competidores. Lutei com caratecas do Chile, dos Estados Unidos, da Venezuela, da República Dominicana e na final, lutei com um brasileiro”, contou o atleta.
Weslei disse também que nem sempre quem apresenta o melhor karatê ganha a luta, vence aquele que analisa o adversário, que não age pelo impulso. A medalha é apenas uma consequência do meu empenho nos treinos. Melhor que tudo isso é saber que o karatê de Araucária é de nível mundial. O que treinamos aqui não é nada fora do comum. Agradeço imensamente ao Carlin, que sempre esteve do meu lado, me incentivou, sempre preparando meu treino, me dando apoio moral. Ele me ajudou a crescer, olhar mais para frente, além do que eu consigo ver. Também agradeço o apoio da minha família, da Secretaria de Esporte e Lazer – SMEL, que proporcionou as passagens e minha hospedagem”, agradeceu Weslei.
O atleta lembrou que todas estas vitórias somaram pontos a seu favor e isso o tornou um forte candidato a representar o Brasil nas próximas Olimpíadas. “Este é meu último ano na categoria Junior, no ano que vem já lutarei na sub 21 – Adulto. Consegui atingir um nível bem alto e nestes quatro anos que tenho pela frente, quero treinar muito e me preparar para este grande desafio, eu como atleta e o Carlin como meu técnico”, disse confiante.
Caratecas vencem na Copa Campo Largo
Neste final de semana, os caratecas Emilly Amorim Cordeiro, Steffani dos Santos Bicudo, Ágatha Ketlyn da Cruz Marques e Edson Aparecido Jorge Marques, medalharam na Copa Campo Largo de Karatê.
Emilly ficou em 1º no Kumite e 2º lugar no Kata. Steffani foi ouro no Kata e 2ª colocada no Kumite. Ágata e Edson ficaram em 1º nas duas categorias. No total, os quatro atletas da cidade conquistaram oito medalhas, sendo seis de ouro e duas de prata.
Texto: Maurenn Bernardo / Fotos: divulgação