Rompendo a prática tradicional, o CMAEE – Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Joelma do Rocio Túlio, recebeu seus alunos na terça-feira, 18 de fevereiro, com muita irreverência e alegria. A direção e toda a equipe de funcionários do Centro se empenharam bastante e prepararam o “Dia de circo”, que arrancou muitos risos da galerinha e garantiu um retorno às aulas inesquecível. E não foram só as brincadeiras que fizeram a festa, teve cachorro-quente, algodão doce e ainda lanches especiais para as crianças que têm restrições alimentares.
“Essa acolhida foi muito especial, foi emocionante ver o sorriso no rosto dos nossos alunos, isso nos motiva a iniciar o desafio de conduzir o CMAEE com muita disposição e felicidade”, comentou Emiliane Wojick Selenko, que acaba de assumir a direção da unidade. Ela trabalha com educação especial desde 2009, sendo cinco deles no CMAEE Joelma. “Temos um desafio pela frente, mas vamos trabalhar para que todos vejam a importância do nosso Centro, para que nossa comunidade escolar, tanto alunos quanto os pais, se sintam valorizados. Já temos vários projetos em andamento dentro desse propósito, mas ainda pretendemos reforçar a aproximação da família na vida escolar dos seus filhos”, destacou.
A diretora reforçou ainda a necessidade de trabalhar com uma proposta pedagógica mais lúdica, para que as crianças saiam daquela rotina cansativa da qual muitas vezes estão habituadas e se sintam atraídas pelos conteúdos. “Temos uma estrutura excelente aqui no Joelma, composta por profissionais da Educação, da Saúde e da Assistência social, que trabalham alinhados dentro de um mesmo propósito. As crianças recebem apoio pedagógico, atendimento médico, e ainda são acompanhadas pelas assistentes sociais, bem como seus familiares.
Hoje o CMAEE atende 187 alunos, de várias idades, no contraturno escolar e em turmas de 16 horas. “E é muito importante frisar que a família é peça fundamental dentro do processo de desenvolvimento e aprendizado dos filhos”.
Texto: Maurenn Bernardo
Foto: Marco Charneski
Publicado na edição 1200 – 20/02/2020