Até a próxima sexta-feira, 2 de maio, o Marista Brasil, rede de colégios e escolas presente em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal que atende mais de 97 mil crianças, jovens e adultos, realiza a Campanha de Prevenção e Enfrentamento ao Bullying, com objetivo de sensibilizar e mobilizar a comunidade educativa para a construção de um ambiente escolar mais respeitoso e acolhedor. Com o lema “Sou Marista e respeito às diferenças”, a Campanha integra o selo +Cuidado e Proteção, reforçando o compromisso da instituição com a dignidade humana e o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens.

Em Araucária, além do engajamento nesta campanha da rede, o Colégio Marista Sagrado Coração de Jesus desenvolve ações contínuas de combate ao bullying ao longo de todo o ano letivo. A iniciativa contempla estudantes de todas as faixas etárias, principalmente os adolescentes do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio.

“Acreditamos em uma educação que vai além do conteúdo acadêmico, formando cidadãos conscientes, empáticos e capazes de gerar impacto positivo na sociedade desde a infância, com ações concretas que valorizam o respeito, o cuidado com o outro e a construção de relações saudáveis. Levamos a questão do bullying com a seriedade que ela exige, mantendo um diálogo constante com os estudantes, fortalecendo a escuta ativa e promovendo, em parceria com as famílias, uma educação que transforma”, destaca a diretora do Colégio, Fabiane Grutzmacher de Paulo.

A campanha contra o bullying se alinha à Lei 13.185/2015, que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (bullying), e ao Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola (comemorado em 7 de abril). Além disso, reconhece fatores que podem desencadear o bullying, como aparência física, status social, etnia, deficiência, orientação sexual e outros aspectos de diversidade.

“Para a efetivação da campanha, são propostas atividades pedagógico-pastorais voltadas para diferentes segmentos escolares, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Essas atividades incluem rodas de conversa, leituras reflexivas, dinâmicas interativas, produções artísticas e discussões sobre o impacto do bullying e cyberbullying na convivência escolar. A ação também incentiva o uso de recursos audiovisuais, jogos educativos e a participação das famílias na promoção de uma cultura do cuidado. Dessa forma, o Marista Brasil reafirma seu papel na construção de uma escola segura e inclusiva, onde as diferenças são reconhecidas e respeitadas”, destaca o coordenador de Cuidado Integral do Marista Brasil, Olavo Henrique Chicoski.