Encerraram-se na última sexta-feira (25/07) as atividades do Espaço Criança, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Araucária, voltada ao atendimento de crianças de 0 a 3 anos durante o recesso escolar de julho. Em média, 140 crianças foram atendidas diariamente no período, proporcionando um espaço seguro, acolhedor e com atividades recreativas e culturais.

O processo de inscrição foi iniciado com a ampla divulgação de um formulário digital, aberto no dia 5 de maio e, após prorrogação, encerrado em 19 de maio. A opção pelo formato digital permitiu mais agilidade, autonomia e acesso às famílias, uma vez que o formulário permaneceu disponível 24 horas por dia durante todo o período de inscrição. Para a efetivação da vaga, além da documentação padrão, foi exigida a comprovação da necessidade do atendimento devido à atividade laboral de ambos os responsáveis legais da criança.

Com base na quantidade de crianças inscritas, a SMED definiu o CMEI Jardim do Conhecimento como sede do Espaço Criança, considerando critérios como localização, facilidade de acesso, estrutura física e disponibilidade de salas. O atendimento aconteceu entre os dias 14 e 25 de julho, seguindo todas as normativas legais, como a proporção adequada de adultos por criança e a separação por faixa etária. O cuidado e as atividades diárias foram realizados por cuidadoras terceirizadas.

Durante o período, as crianças participaram de uma programação especial, que incluiu apresentações da Banda da Guarda Municipal, contações de histórias com as servidoras Kelli e Larissa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), e momentos de musicalização com os professores Gabi e Luiggi, da SMED, que também atuou como diretor do espaço criança no período. A proposta buscou ir além do cuidado e da alimentação de qualidade já oferecidos, proporcionando vivências sociais, culturais e recreativas.

“É visível o encantamento e o envolvimento das crianças em cada atividade. Buscamos promover experiências que contribuam com o desenvolvimento integral dos pequenos”, destacou Luiggi.

Edição n.º 1476.