Manifestação aconteceu em frente ao Fórum do Trabalho de Araucária
Um grupo de serventes contratadas pela empresa Nova Geração, responsável pelos serviços de limpeza em escolas, postos de saúde, creches e outros departamentos da Prefeitura protestou no final da manhã desta segunda-feira, 13 de janeiro, contra a terceirizada, que ainda não teria pagado os salários de dezembro. Algumas ainda relatam que sequer o décimo terceiro foi quitado e há também aquelas que teriam tirado férias há meses, mas ainda não viram a cor do dinheiro.
Numa tentativa de chamar a atenção para o drama que estão vivendo, as empregadas da Nova Geração escolheram os portões do Fórum do Trabalho de Araucária para realizar o manifesto. “Só queremos que eles nos paguem o que devem. Ninguém aqui é palhaça e todo mês eles atrasam nosso pagamento”, relatou uma das funcionárias.
Ainda conforme elas, durante o protesto, um representante da empresa apareceu na tentativa de contornar a situação. “Ele veio com aquela conversa mole de sempre, disse que o salário de dezembro seria pago sem falta até às seis da tarde de hoje (ontem), mas passei o cartão agora a pouco e não caiu nada”, relatou – por telefone – outra funcionária da empresa, com quem nossa reportagem conversou por volta das 19h de ontem. Ainda segundo ela, o tal representante da Nova Geração não deu qualquer prazo para que sejam quitados os débitos referentes ao 13º e férias atrasadas.
Entre as justificativas dadas pela empresa para não ter pagado os salários de dezembro estaria um suposto atraso por parte da Prefeitura nos pagamentos mensais devido à Nova Geração. Nossa reportagem tentou contato com representantes da terceirizada, mas ninguém atendeu ao telefone.
Por sua vez, a Prefeitura afirmou que existe uma pendência com a Nova Geração, sendo que o valor não pode ser quitado porque a certidão negativa de FGTS apresentada pela empresa havia vencido em 7 de dezembro. A situação só teria sido normalizada na mais recentemente. Com isso, há previsão de que essa quantia atrasada seja quitada até amanhã, 15 de janeiro.
Legalmente, porém, tal situação não justifica o atraso no pagamento das funcionárias, já que elas são contratadas da Nova Geração e não da Prefeitura. O contrato entre a terceirizada e o Município vence no próximo dia 4 de fevereiro e a Secretaria Municipal de Administração (SMAD) já deu início a uma nova licitação para escolher quem executará os serviços de limpeza nos próprios municipais.