Pessoas que moram nas proximidades da Berneck S. A. Painéis e Serrados, no bairro Thomaz Coelho, têm passado por constantes transtornos, causados pela grande quantidade de serragem misturada à poeira e fuligem que são emitidas pela empresa. Isso forma uma camada compacta de sujeira que se espalha pelas calçadas, dentro das casas, móveis e carros. Os moradores responsabilizam a indústria pelo despejo inadequado no ar, e clamam por uma solução.
É o caso da Fran Bitencourt, que manifestou sua indignação através das redes sociais e acabou criando uma polêmica em torno do assunto. Ela reclama que é tanta serragem que a empresa está soltando que não é apenas a sujeira que preocupa, mas a possibilidade de as pessoas começarem a apresentar problemas respiratórios. “Eu tenho um filho que, graças a Deus, não tem problemas respiratórios, mas pode vir a ter por irresponsabilidade dos outros”, acusou.
Outro morador da região, que não quis se identificar, disse que o problema vem se arrastando há anos e até agora nenhuma providência foi tomada para melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem no entorno da Berneck. “Alguém precisa fazer algo, dar um basta nessa situação. Cadê a fiscalização?”, indagou.
A reportagem do Jornal O Popular entrou em contato com a Berneck para saber se a emissão de poluentes no processo produtivo da empresa segue as determinações previstas na legislação ambiental. O gerente de Recursos Humanos, Denis Vanzzo, explicou que a empresa, há quase 65 anos, fabricante de painéis de MDP e MDF e de madeira serrada de pinus, atua conforme as exigências dos órgãos ambientais reguladores, prestando informações, recebendo fiscalizações e periodicamente apresentando relatórios de suas atividades, especialmente sobre emissões atmosféricas.
O gerente falou também que, dentro de seu completo e moderno sistema ambiental, a Berneck possui o Programa de Automonitoramento de Emissões Atmosféricas, realizando medições semestrais, atendendo à legislação. Ainda em suas linhas produtivas, a Berneck investe continuamente na melhoria e na modernização do parque fabril, com vistas à preservação socioambiental. “A Berneck atua fortemente com projetos sociais voltados à comunidade. Somente no ano de 2015 foram investidos mais de um milhão de reais em prol das diversas comunidades em que empreende atividades. Para o ano de 2016, a Berneck continuará investindo em projetos sociais”, pontuou Vanzzo.
Texto: Mauren Bernardo / FOTO: EVERSON SANTOS