Cuidando bem dos bichinhos

Alexandre e Cíntia: os bichinhos precisam de atenção profissional
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Alexandre e Cíntia: os bichinhos precisam de atenção profissional
Alexandre e Cíntia: os bichinhos precisam de atenção profissional

Seu bichano ou o cãozinho está com aquela carinha desanimada, não quer brincar e mal sai da casinha? Fique atento, ele pode estar doente. Nessa hora, todo o cuidado pode ser pouco e o mais certo é levar para um ve­terinário fazer uma consulta. “As pessoas trazem seu animal de estimação com sintomas dos mais variados. Algumas doenças são fáceis de identificar, mas, para ou­tras, outras são necessários exames laboratoriais, para indicar o tratamento com mais chance de sucesso”, explica o veterinário Alexandre Mikosz, que atende cães, gatos a até animais silvestres, como aves.

Cesárias

Com sua clínica montada há oito anos junto com sua esposa, Cíntia Fonseca, que também é vete­rinária, ele conta que já atendeu os mais diversos casos. Ele faz desde exames de rotina, aplica vacinas ou vitaminas, até cirurgias mais complicadas. “Atendemos situações de cães com ferimentos por conta de atropelamento ou mesmo que se envolveram em brigas, onde é preciso fazer cirurgia ortopédica e, em alguns casos até colocar placas ou pinos”, relata Cintia.
A clínica tem atendido muitos casos tanto de castração, quanto de reprodução, com inseminação e até cesárias.

Profissional

O interessante é que não são apenas essa situações que surgem. Alexandre conta que vez ou outra aparecem clientes com seus animais com sintomas de envene­namento ou problemas gástricos. É, em muitos aspectos, os bichi­nhos são muito parecidos com os donos, não só em temperamento, com também nas necessidades médicas. Cíntia alerta que é recomendado que o dono mantenha a carterinha de vacinação do seu animal de estimação em dia e o leve ao veterinário de sua confiança pelo menos uma vez por ano para fazer uma avaliação. “É muito comum as pessoas se ‘consultarem’ com o dono do aviário. Mas, por mais que a pessoa tenha boa vontade, muitas vezes não tem a formação técnica adequada e pode acabar sugerindo um medicamento que pode piorar a situação do animal”, explica a veterinária.

Serviço

A Mikosz Vet fica na rua Maria Karas, 105, bem no centrão de Araucária. O telefone é 3642-8668 e os celulares são 9980-7750 e 9977-1280. O horário de atendimento é das 9h às 12h e das 13h30 às 18h, de segunda a sexta. Aos sábados é das 9h às 12h.

Texto: CARLOS DO VALLE / FOTO: CARLOS DO VALLE

Compartilhar
PUBLICIDADE