É só dar boas oportunidades

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Não se acaba com o mal combatendo o mal. Se acaba com o mal estimulando o bem. A frase já foi dita por muitas pessoas e de várias maneiras na história e consta até na Bíblia Sagrada (Rm 12, 21). Contemporizando a frase em nossos dias, vemos que a violência de um modo geral cresce diariamente, muito em função das drogas.

São crimes de todo tipo praticados por pessoas cada vez mais jovens. Os traficantes sabem da capacidade desse público sem experiência e cheio de coragem. E são justamente esses adolescentes que os bandidos têm seduzido para esse mundo. Quanto mais jovem, melhor, mais fácil de convencer e de enganar.

Por isso é que faz tanto sentido o projeto da Guarda Mirim, que está sendo colocado em prática pelo Instituto Schnorr e a Prefeitura de Araucária, com a ajuda de várias empresas (veja reportagem na página seis desta edição). Eles estão trabalhando com jovens ainda na tenra idade e mostrando valores positivos ao mesmo tempo em que os ajudam a se qualificar e ter uma perspectiva de conseguir uma profissão e realizar seus sonhos.

Isto é, pelo menos estas poucas pessoas vão estar ocupadas fazendo coisas boas. Como também acabam mexendo na autoestima deles, é muito possível que estes meninos e meninas acabem sendo propagadores em suas comunidades de boas ações, de retidão e sirvam de bons exemplos para seus amigos.

Outro exemplo que deve ser seguido é a atitude do Instituto Schnorr de não usar recursos públicos no projeto. A prefeitura é mera, porém estratégica, parceira para execução das atividades. Não é ela quem o financia. Assim, como não tem um envolvimento político direto na ação, as chances de tudo dar certo e continuar dentro do previsto são muito maiores.

De qualquer maneira, todos merecem os parabéns. O Instituto, a PMA, os pais desses jovens e, é claro, os próprios jovens que, embora muito novos, escolheram o bem. Pense nisso e boa leitura.

Compartilhar
PUBLICIDADE