Alunos da Escola Municipal Sebastião Tavares, no jardim Planalto, receberam um presentão na semana que passou. A biblioteca, que passou por um processo de revitalização, foi reinaugurada com uma programação que reuniu os familiares dos alunos e a comunidade em geral. Foram quatro dias de muita comemoração e contações de histórias, com a participação das escritoras Lilian Guinski, Gilka Rigotti, Jaqueline Carteri, do Centro Municipal de Educação e Cultura – CMEC, professora Joeceli e a aluna Laura.
A diretora Ana Paula Pinheiro e a diretora auxiliar Bruna Nickele, conta, que a biblioteca passou por uma transformação, com intuito de tornar o ambiente mais agradável e acolhedor. “O espaço ficou mais amplo e com uma nova reorganização. Também ampliamos nosso acervo, que hoje conta com cerca de 4.000 livros de literatura infantil”, comemoram.
Para executar as mudanças na biblioteca, a escola utilizou recursos próprios, doações de funcionários e da comunidade, e o MEC forneceu os livros. “Fizemos questão de convidar os pais e pessoas da comunidade para participar da reinauguração, porque eles foram fundamentais nesse processo”. Ana complementou que a biblioteca também trouxe uma novidade: a partir de agora fará empréstimos de livros para os pais e responsáveis pelas crianças.
Os alunos ficaram radiantes com o novo espaço de pesquisa e leitura. Mariane Pereira, que tem 10 anos e está no 5º ano, falou que gosta de ler livros de terror, mas às vezes arrisca uma história de aventura. “Sempre leio os livros aqui da biblioteca, mas também já li daqueles que ficam na rua. A biblioteca ficou muito bonita, tem bastante livro novo para ler e eu também queria incentivar os outros sobre a importância da leitura, porque ela nos ajuda muito a passar de ano. Eu gosto de ler poema também, gosto do Monteiro Lobato. Acho que agora mais gente vai vir aqui ler”, comentou.
Luana Beatriz dos Santos, 10 anos, também está no 5º ano, e disse que sempre utiliza a biblioteca para estudar. “Eu estudo aqui há muito tempo e eu achei incrível a mudança, adorei como ficou. Eu leio todos os livros que tem aqui, prefiro mais os de aventura. Acho que agora mais pessoas ficarão motivadas a vir aqui ler, porque o espaço ficou ótimo”, disse.
Incentivo à leitura.
Além da biblioteca, a Escola Sebastião Tavares mantém outros projetos, cujo objetivo é incentivar a prática da leitura entre seus alunos, como a “Leitura no Recreio”, o “Livro em Casa”, “Biblioteca Móvel”, Sacolinha de Livros”, entre outros.
Segundo a diretora Ana Pinheiro, no próximo ano a escola deverá implantar novas ações, envolvendo também as famílias das crianças.
Texto: MAURENN BERNARDO
Foto: Katty Ferreira
Publicado na edição 1187 – 31/10/2019