Esgoto a céu aberto preocupa os moradores
Em algumas ruas é possível ver o esgoto correndo a céu aberto

Um córrego que está servindo de despejo para esgotos irregulares está incomodando os moradores do Jardim Sol Nascente, bairro Capela Velha. Segundo eles, por conta disso, quando chove muito o córrego, cuja nascente fica na Avenida das Nações, transborda e alaga as casas, principalmente as que estão localizadas nas ruas Coleiro, Maracanã e Pomba.

Ainda de acordo com os moradores, uma empresa de reciclagem de papel e outras fábricas da região estariam despejando dejetos no local, sem o devido tratamento. O caso, disseram os denunciantes, já foi protocolado na Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Administração, em 2007, através de fotos e um abaixo-assinado, mas nada foi feito. “Faz tempo que estamos nesta situação, mas ninguém toma uma providência. Não agüentamos ver nossas casas alagarem por conta da irresponsabilidade dos outros”, disse um dos moradores da região.

A Prefeitura informou que, juntamente com a Sanepar, faz orientações freqüentes à população e às empresas sobre despoluição ambiental. Explicou também que, mediante denúncias de esgoto irregular, profissionais das instituições podem comparecer ao local suspeito e fazer uma verificação. Caso a suspeita se confirme, os funcionários orientam a pessoa e, inclusive, fornecem uma sugestão de projeto para regularizar a situação. Em outro momento, uma segunda visita é realizada para verificar se o problema foi sanado e, havendo negativa, o responsável pelo local pode ser multado.

De olho
Com relação à denúncia específica do Jardim Sol Nascente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) disse que vai enviar técnicos ao local para verificar a situação. A secretaria esclareceu que já recebeu outras reclamações sobre o descarte dessa empresa e, nas outras ocasiões, as análises mostraram que os efluentes líquidos despejados no córrego eram tratados.

A partir de uma prévia avaliação, técnicos da SMMA acreditam ser pouco provável que um lançamento de efluentes cause alagamentos na região, mas de qualquer maneira é indicado que os moradores abram um processo administrativo na Secretaria de Meio Ambiente para que o pedido fique registrado e uma verificação minuciosa seja realizada.

Sobre o problema do Jardim Sol Nascente, a Sanepar, através de sua assessoria de imprensa, não nos deu retorno até o fechamento desta edição.