Araucária PR, , 17°C

Pesquisas mostram que poucas pessoas conseguem realmente exercer mais de uma tarefa ao mesmo tempo
Vários apps no celular apitando ao mesmo tempo, leituras que precisam ser feitas, pets pedindo atenção e alguém da família explicando algo, tudo ao mesmo tempo. Esse cenário se tornou comum e incentiva o que é chamado de perfil multitarefa, quando a pessoa acredita realizar várias tarefas ao mesmo tempo. No entanto, pesquisas indicam que apenas 2% da população mundial é realmente capaz de realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo com qualidade.
Nosso cérebro não possui construção cognitiva e neural para realizar duas coisas ao mesmo tempo. O que acontece na verdade, é a interrupção constante, distração e aumento na chance de erros. “Pular constantemente de uma ação para outra reduz a capacidade de foco e atenção, reduz a criatividade, a produtividade e gera sentimento de estresse e sobrecarga”, explica a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Marista Sagrado Coração de Jesus, Rosangela Dambroski dos Santos.
Se não é possível dar conta de tudo ao mesmo tempo, adotar alguns hábitos para aumentar a capacidade de foco e a produtividade no estudo ou no trabalho podem ajudar a conciliar as tarefas das diferentes áreas da vida. Conseguir eliminar as distrações é uma das principais medidas para atingir esse objetivo. É possível, por exemplo, deixar o celular em modo avião, checar mensagens e e-mails apenas em determinados horários e avisar as pessoas ao seu redor que você precisa focar em uma atividade por determinado período.
Outras dicas são incluir pequenas pausas para exercícios no dia, de cerca de 20 minutos, para ajudar o cérebro a se concentrar; planejar as diferentes tarefas que serão realizadas com antecedência e treinar para conseguir manter o foco em algo por mais tempo, separando momentos para leitura, por exemplo.

Foco único pode ser mais produtivo que as multitarefas
Foco único pode ser mais produtivo que as multitarefas 1

Leia outras notícias
CORRIDA DE RUA