O inverno começou oficialmente na última sexta-feira, 20 de junho. Para aqueles que amam o frio, é uma notícia boa. Entretanto, as pessoas que não são muito chegadas a esse tipo de clima, acabam sofrendo mais. Nessa época, é importante redobrar os cuidados com a saúde, já que as doenças e problemas respiratórios se propagam com mais facilidade.

A doutora Giovanna Ceccatto Gadens, médica clínica geral da Clínica São Vicente, orienta as pessoas sobre os cuidados que devem ter durante as mudanças climáticas. Ela explica como o frio influencia na propagação de doenças respiratórias e como evitar que isso aconteça.

Frio congelante exige cuidados especiais com a nossa saúde
Foto: Divulgação. Médica enfatiza a importância de procurar atendimento médico para o diagnóstico correto.

“Primeiramente, precisamos entender que o fato de a pessoas tomar friagem ou andar descalça pelo chão não são as principais causas de gripe ou resfriado. O tempo frio pode facilitar esse processo, já que nessa época a imunidade das pessoas diminui e elas ficam mais expostas, especialmente devido ao ressecamento da mucosa nasal”, ilustra.

Segundo a médica, as doenças respiratórias são causadas por vírus e bactérias que são transmitidos por tosse, coriza, espirros, saliva ou, em casos específicos, por aerossóis. Além disso, nesse período, as pessoas tendem a ficar mais tempo em ambientes fechados, com pouca ventilação, o que facilita a circulação de vírus.

Ela também fala sobre as diferenças entre resfriado, gripe e Covid-19. Os resfriados possuem sintomas mais leves, como tosse seca, coriza, congestão nasal, dor de garganta leve e espirros. A gripe costuma ser mais intensa, com tosse constante, febre alta, dores no corpo e muito cansaço. No caso de Covid-19, as pessoas devem ficar atentas a sintomas como perda de olfato ou do paladar. “Importante enfatizar que a comunidade sempre deve procurar orientação médica para o diagnóstico correto”, orienta.

A doutora Giovanna sugere alguns cuidados para evitar as doenças respiratórias, como manter a hidratação oral adequada; adotar uma alimentação equilibrada; manter a rotina de exercícios físicos; lavar as mãos com frequência ou usar álcool em gel; ficar em ambientes bem ventilados; manter as vacinas contra gripe e Covid-19 em dia; usar máscara em casos de sintomas; e se vestir de forma adequada nas variações de temperatura. “Alguns sintomas devem receber atenção maior, como a febre alta e persistente; falta de ar e respiração rápida ou ofegante; dor no peito; e sintomas que não melhoram após alguns dias”, complementa.

SERVIÇO

A clínica geral Giovanna Ceccatto Gadens atua com o CRM 50022 na Clínica São Vicente, que está localizada na Rua São Vicente de Paulo, n.º 250, no Centro. O telefone para contato (físico e WhatsApp) é (41) 3552-4000.

Edição n.º 1471. Victória Malinowski.