Como imaginar lares, escolas, igrejas, jardins, parques, festas, celebrações, sem a presença vibrante e divertida das crianças e adolescentes? São a graça e o encanto dos ambientes; são presenças agradáveis, ouvir sua voz e seu riso é alegria pura!

Crianças e adolescentes não nos pertencem, são de Deus, que recebemos para amar, cuidar e educar para a liberdade responsável! Trazem a marca divina do amor, que partilham com naturalidade onde há respeito, proteção e promoção!

Cristo ama e acolhe todas as crianças e adolescentes, sem distinção, com doçura, com bênção. Como Jesus – nosso caminho, verdade e vida – abracemos e abençoemos as crianças e adolescentes que Deus nos envia, para que aprendamos a abrir o coração e nos purifiquemos de toda espécie de discriminação!

Sejamos exemplo de harmonia e paz, com diálogo transparente e orientações claras, baseadas em valores e princípios de Deus. As crianças e adolescentes merecem viver e crescer em ambientes saudáveis e seguros, com limites educativos, sem constrangimentos, sem medos, sem humilhações, sem violências!

Promovamos o desenvolvimento sustentável – cuidemos da natureza e da sociedade – assim as crianças e adolescentes podem desfrutar dos recursos naturais e das riquezas sociais para o seu pleno crescimento integral – físico, humano e espiritual!

Eduquemos as crianças e adolescentes para que vivam o presente, livres, felizes, e cresçam com ética e criatividade, férteis de sonhos, e naturalmente serão o futuro da nação e do Planeta e realização o Reino de Deus – onde o amor guia as escolhas!

Façamos-lhes companhia, sejamos presença amiga, “anjos-da-guarda”, sintamos o privilégio dessa missão divina, que é nobre, se existe amor!

Seu corpo é sagrado, sua mente é sagrada, seu coração é sagrado, respeitemos todo o seu ser sagrado, com amor, com pureza, com ternura, para que sintam que Deus é presença segura e constante em sua vida!

E para que entendam que todos estamos aqui para aprender a amar, e percebam que as boas relações humanas, iluminadas pela presença de Deus, são a grande evolução da vida!

Irmão Marista que deixa sua marca sempre entre nós.

Edição n.º 1465.