Nos idos de 1989 era aberta a Oddpis Imóveis, na ocasião a quinta imobiliária de Araucária. Lá se vão mais de 27 anos e seu fundadores, o corretor Arlindo Zital da Silva, continua à frente do empreendimento. Comedido e muito sério, mas com uma visão de futuro muito clara, Arlindo quis desde o início oferecer o melhor atendimento aos clientes. Essa opção o forçou a tomar uma decisão importante ao longo de todos estes anos. “Tive a oportunidade de crescer muito durante os anos, inclusive com ótimos profissionais ao meu lado, mas decidi não deixar a imobiliária crescer muito, assim pude garantir que a qualidade do nosso atendimento não fosse prejudicada”, observa o corretor.
Bons serviços
Hoje a empresa trabalha com compra e venda de imóveis, perícia técnica, administração de condomínios, locação e tem até um engenheiro civil que faz projetos, regularização de documentação, topografia, e inclusive laudos técnicos. “Existem situações onde alguém está interessado em um imóvel, mas quer ter certeza das condições estruturais dele e que tipo reforma será preciso fazer. Uma avaliação técnica bem feita pode fazer com um comprador evite dores de cabeça e surpresas desagradáveis”, explica o engenheiro Lucas Zital.
Sobre as avaliações de imóveis, aquela que o cliente precisa de uma carta, por escrito, Arlindo tem muita cautela e lembra que o assunto é sério. “Essas avaliações podem ser usadas tanto para financiamentos ou até mesmo para processos judiciais. O corretor precisa ter muita responsabilidade quando estiver analisando o imóvel em questão. Muitos não se atentam, mas o corretor é responsável civil e criminalmente pelo que ele escrever, inclusive com seus bens pessoais. Isso não é só uma cartinha que o corretor faz”, alerta ele, que é integrante do Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis (CNAI).
Especialista em locação
Já a parte de locação é o setor onde a empresa mais se especializou. Com uma grande carteira de imóveis administrados, Arlindo observa com orgulho a sua preocupação com a satisfação tanto dos proprietários, quanto dos inquilinos. “Temos em nossa equipe pessoas especializadas em manutenção. O cliente deixa o imóvel para locar e não precisa se preocupar com manutenção ou até mesmo pequenas reformas, nossa equipe vai lá e deixa tudo pronto. Sejam serviços de pintura, elétrica ou hidráulica”, diz. Segundo ele, a equipe se especializou tanto neste trabalho que faz muito serviço para imóveis de terceiros. Outro ponto que o empresário chama atenção é para aquele inquilino que está no final de contrato, tem que deixar o imóvel como estava no início, mas que escolhe qualquer um para fazer as reformas necessárias. “Às vezes o molho sai mais caro que o peixe. Se não encontrar um bom profissional para fazer o serviço, o cliente acaba perdendo tempo e o aluguel continua correndo”, observa.
Objetividade
A experiência desses 27 anos levou a empresa adotar algumas rotinas. Se um cliente está interessado em um imóvel, tanto para locação quanto para compra, e quer visitá-lo, somente será com visita agendada e um funcionário da imobiliária vai até lá, com as chaves. “É sempre bom a gente bater um papo com a pessoa interessada no imóvel, pois não sabemos quem é quem. Assim podemos dar mais garantia de segurança para o proprietário do imóvel”.
Além do trabalho na imobiliária, Arlindo sempre se envolveu com entidades de classe. Foi delegado do conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) em Araucária por cerca de quinze anos e hoje é conselheiro do Creci Paraná. ele também faz parte da entidade como vice presidente de assuntos pedagógicos. Além do Creci, Arlindo também sempre esteve próximo à Associação Comercial de Araucária (Aciaa) sendo hoje também um dos diretores da entidade.
Mercado
Hoje seu principal desafio é convencer os clientes sobre as mudanças que o mercado imobiliário de Araucária vem sofrendo. “Atualmente existe uma grande quantidade de imóveis à disposição para locação. Em partes por conta da crise, mas muito também pelo grande número de construções que aconteceram nos últimos anos. Temos muita oferta e a procura não cresceu tanto. Isso tem provocado uma queda no preço da locação, tanto comercial, quanto residencial. Se o cliente insiste muito em manter o preço lá nas alturas, o imóvel tende a ficar parado, porque o vizinho acaba fazendo um valor menor”, explica.
Ele diz que prefere ser franco com o proprietário que quer vender um imóvel do que ficar enrolando, dizendo que vai vender num preço mais alto, quando, na verdade o mercado está mais recessivo. “Nesses casos, se o cliente insiste, eu nem deixo ele perder tempo. Sou muito direto, mas não crio expectativas que não irão acontecer”, garante. O mesmo ocorre na renovação de uma locação. Se o cliente insiste em repassar um aumento, corre o risco de perder o inquilino. Às vezes, diz Arlindo, se não baixar, é melhor manter o preço e manter locado.
Caso você esteja precisando locar ou vender seu imóvel, ou mesmo comprar ou locar um, dê uma ligada e troque uma ideia com o pessoal da Oddpis Imóveis, se não der negócio, pelo menos você terá uma boa referência de preço ou sobre que caminho seguir.
Serviço
A Oddpis Imóveis fica na rua Professor Alfredo Parodi, 655, pertinho da prefeitura. O telefone é 3642-2121 e o celular (whatsapp) 99935-1076. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30. Fecha para o almoço, das 12h às 13h.
Texto: Carlos do Valle / Foto: Carlos do Valle