Oferecer uma merenda de qualidade é o principal objetivo do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), da Secretaria Municipal de Educação (SMED). São realizadas diversas ações com a intenção de colaborar com uma alimentação mais nutritiva e sadia. Diariamente são servidas 32 mil refeições para os mais de 20 mil estudantes da rede municipal de ensino.
Neste sentido, o trabalho desenvolvido pelas merdeiras é fundamental para que tudo saia do jeito certo e na hora certa. Por isso, o Departamento está realizando mais um curso de formação para essas profissionais. Serão 24 horas de formação, de aulas práticas e teóricas.
No primeiro encontro, realizado na semana passada, foram reforçados alguns assuntos já trabalhados nas formações anteriores. “São temas que fazem parte da rotina delas. É uma oportunidade para relembrar e reforçar o trabalho, para que tudo saia conforme as determinações”, disse a diretora do DAE, Mary Francisca da Silva Motta.
Para a cozinheira do CMEI Guajuvira, Leni Kulevicz, que já trabalha há quase 20 anos preparando merenda, a formação traz contribuições para o trabalho. “Esses encontros são muito bons. A gente sempre tem muito a aprender. É um momento de tirar dúvidas, e assim melhorar o nosso trabalho”, disse.
De acordo com Mari, o próximo encontro abordará sobre os problemas de saúde causados pela má alimentação. “Fizemos uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para oferecer uma palestra abordando a importância de uma alimentação saudável. São importantes dicas para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida”, finalizou.