Araucária PR, , 29°C

Foto Gilson Abreu/AEN

O diretor-geral da Secretaria de Saúde, Nestor Werner Junior, reiterou na terça-feira, 4 de maio, a autoridades do Ministério da Saúde o pedido já feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pelo secretário estadual Beto Preto sobre a necessidade de ampliar o envio de vacinas contra a Covid-19 para trabalhadores da saúde. Ele apresentou dados que mostram a necessidade de ampliar o quantitativo. A defasagem é de 78.400 doses para este grupo.

“Queremos avançar na vacinação, precisamos de mais doses para a finalização dos grupos e contamos com o apoio do Ministério da Saúde. Por determinação do secretário Beto Preto, estive novamente aqui em Brasília numa boa conversa com o Ministério. Tenho certeza que eles serão sensíveis ao nosso pleito para que seja feita a readequação”, afirmou Werner Junior.

Os dados constam de mapeamento realizado pela Secretaria de Saúde junto aos municípios paranaenses e levam em consideração a contratação de mais profissionais ao longo desse ano de pandemia para trabalhar nos quase 5 mil leitos disponibilizados na rede pública. O indicador utilizado pelo Ministério da Saúde é a cobertura vacinal da Influenza de 2020.

O levantamento interno do Estado aponta que 188 municípios não solicitaram novas doses, 43 requereram até 5 doses, 118 municípios até 100, 39 até 1.000 e 11 entre 1.000 e 20.000. Este último grupo é dos municípios sedes das 22
Regionais do Estado do Paraná e apresentam características convergentes no sentido de possuírem Centros de Referência de atendimento a pacientes com Covid–19, o que acarreta em novas contrações e alta rotatividade de trabalhadores de saúde.

O Secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, recebeu o relatório do Paraná e afirmou que os dados serão avaliados internamente. Ele destacou ainda que a postura engajada do Estado e a preocupação em não deixar nenhum profissional de saúde de fora da vacinação merecem reconhecimento

“É uma honra receber este documento que demonstra a preocupação e seriedade do trabalho no Paraná. Vamos analisar e, na medida do possível, vamos atender a demanda porque o nosso objetivo é vacinar toda a população”, destacou.

VACINAÇÃO

Os municípios paranaenses ainda estão aplicando doses em profissionais de saúde. Segundo o Vacinômetro, ferramente que registra a quantidade de doses aplicadas, 311.839 trabalhadores da saúde já receberam a primeira dose e 224.716 já receberam as duas. A quantidade é superior aos 303.026 trabalhadores de saúde elencados no Plano Estadual, o que é uma constatação de que as estimativas do Ministério da Saúde estão defasadas e que o número gira em torno de 400 mil profissionais dessa área nas redes pública e privada.

Texto: Agência de Notícias do Paraná

Leia outras notícias
CORRIDA DE RUA