Araucária PR, , 15°C

PMA pretende combater propagandas irregulares
Placas em locais imprórpios acabam atrapalhando o trânsito PMA pretende combater propagandas irregulares
Materiais que foram retirados pela SMUR desde o início do ano, que agora vão receber a destinação correta

Quem anda por algumas ruas de Araucária pode perceber o excesso de outdoors, cartazes e placas que são colocados em locais irregulares. Esse exagero, também chamado de poluição visual, além de tirar a beleza da cidade, acaba distraindo a atenção de motoristas e sendo responsável por alguns acidentes de trânsito.

Segundo o Departamento de Serviços da Secretaria Municipal de Urbanismo, centenas de propagandas são retiradas das ruas todos os dias, mas as equipes de fiscalização não estão conseguindo dar conta do recado devido ao crescimento deste tipo de publicidade ilegal. Ainda de acordo com a SMUR, a prática tem se espalhado por toda a cidade, seja na região central ou nos bairros mais afastados.

Enquanto isso, a população segue indignada com certas empresas e profissionais autônomos, que insistem em poluir a cidade, mesmo sabendo que este tipo de propaganda acaba surtindo efeito contrário e desinformam a população ao invés de informar.

“Muitas placas são instaladas em locais impróprios e milhares de cartazes são colados todos os dias em postes e muros. Estas propagandas acabam atrapalhando as vias”, denunciou um motorista que entrou em contato com a redação do Jornal O Popular.

Outra pessoa que reclamou do problema, disse que muitas placas que são afixadas em postes, muros, nas calçadas e em outros locais, estão mal instaladas. “Se o motorista não tiver atento, as placas podem causar um acidente de trânsito. A Prefeitura deve fiscalizar este tipo de atitude”, comentou.

Lei proíbe
O diretor de Serviços Públicos da SMUR, Marcelo Gil Kuligovski, explicou que a Lei Municipal nº 2.159/2010 dispõe sobre a proibição de se colocar qualquer meio de publicidade em áreas de domínio público ou de patrimônio público, no entanto, todos os dias são recolhidos dezenas de placas, cartazes, estacas, galhardetes (bandeiras que ficam no meio dos canteiros), faixas, entre outros materiais que estão em locais impróprios.

“Não temos uma equipe específica para isso e os mesmos funcionários que percorrem a cidade todos os dias para fazer outros serviços é que recolhem estes materiais. Também contamos com a ajuda dos agentes de trânsito, que acabam recolhendo as placas irregulares para que estas não atrapalhem o trânsito, mas esta não uma função deles. São muitos os casos e para dar conta, precisaríamos de diversas equipes”, explicou Marcelo.

Ainda de acordo com ele, na região central as placas geralmente são colocadas nas calçadas e nos canteiros das avenidas, já nos bairros, costumam estar em frente aos estabelecimentos, nos muros e postes. “A Secretaria de Urbanismo está estudando uma estratégia para tentar conter este tipo de propaganda irregular. Só pra se ter uma ideia, quase todos os outdoors que estão instalados em área urbana estão irregulares segundo a legislação, alguns poucos precisam ser regularizados, mas é difícil controlar tudo isso. O que temos feito é quando a empresa ou o profissional autônomo costumam aparecer demais entre as placas que são recolhidas, repassamos o nome para o setor de fiscalização da SMUR e estes são passíveis de multa”, orienta.

Se não bastassem as propagandas feitas por profissionais e empresas da cidade, Marcelo comentou que muitas pessoas de fora vêm para cá divulgar seus serviços. “O ideal seria orientar os comerciantes sobre como regularizar a publicidade nos estabelecimentos”, finalizou.

Denúncias sobre propagandas irregulares poderão ser feitas através do telefone 3614-1450.
 

Leia outras notícias
EURO EMPREENDIMENTOS