Luminárias foram cedidas gratuitamente para testes
A Secretaria Municipal de Urbanismo (SMUR) está testando a utilização de lâmpadas de LED na iluminação de ruas e praças de Araucária. Inicialmente, elas foram instaladas em dois pontos: na rua Alfredo Parodi e na Travessa Sezino Basso.
O objetivo da experiência é avaliar, na prática, se as lâmpadas de LED podem ser substitutas para as famosas lâmpadas de vapor de sódio, utilizadas hoje pela Prefeitura. Caso as de LED passem no teste, a SMUR pretende adotá-las na iluminação pública, já que são mais econômicas e tem durabilidade de cerca de dez anos, o dobro das atuais. “Uma lâmpada de sódio de 400 watts custa cerca de R$ 30 por mês para a Prefeitura. Com uma lâmpada de LED de 150 watts é possível ter uma iluminação semelhante e reduzir o custo elétrico para cerca de R$ 11 mensais”, analisou o secretário de Urbanismo, Elias Kasecker.
Outra vantagem financeira seria a economia com a manutenção da rede de iluminação pública. Para se ter uma ideia, nos últimos três anos, a Prefeitura recebeu 19.711 pedidos de manutenção de iluminação pública, algo em torno de dezoito por dia. “Além do custo da reposição do produto, o gasto envolve também o deslocamento de equipe com caminhão pelos cerca de mil quilômetros de vias no município”, comentou Elias.
Do ponto de vista ambiental, acrescentou a SMUR, as lâmpadas de LED também seriam mais vantajosas. Isso porque, ao contrário da lâmpada de sódio, ela não possui metais pesados em sua composição.